Bill Gates divulgou sua lista anual de recomendações de livros de fim de ano na segunda-feira (22).

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Este ano, as recomendações de livros para a temporada de férias incluem duas obras de ficção científica moderna que, segundo ele, “me fizeram pensar sobre como as pessoas podem usar a tecnologia para responder aos desafios”.

Em uma postagem em seu blog, Gates Notes, o bilionário diz que era “obcecado” por ficção científica quando criança.

Embora o famoso entusiasta da leitura se concentrasse mais na não-ficção à medida que envelhecia, ele recentemente se viu “atraído pelos tipos de livros que eu teria adorado quando criança”.

Em sua juventude, escreveu o bilionário, ele devorou ​​as obras de Edgar Rice Burroughs e Robert Heinlein - e passou “incontáveis ​​horas” discutindo a trilogia “Fundação” de Isaac Asimov com o falecido Paul Allen, seu amigo de infância e eventual co-fundador da Microsoft (MSFT34).

Além da ficção científica, Gates também recomendou dois livros de não ficção sobre “ciência de ponta” e um pedaço de ficção histórica que “me fez olhar para uma das figuras mais famosas da história sob uma nova luz”.

Além das indicações desse ano, você também pode encontrar bons livros em sua recomendação para o fim do ano passado.

O fundador da Microsoft disse que leu muitos livros excelentes este ano  de 2021, incluindo o mais recente de John Doerr sobre mudança climática, mas esses foram alguns dos meus favoritos.

Aqui estão os cinco livros “favoritos” de Bill Gates este ano:

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

Klara e o Sol’, de Kazuo Ishiguro

“Adoro uma boa história de robô”, escreveu Gates sobre o último romance do escritor britânico vencedor do Prêmio Nobel, Kazuo Ishiguro.

Klara e o Sol” é uma história contada do ponto de vista de um robô movido a energia solar chamado Klara, companheiro de uma jovem doente.

Apesar do cenário distópico da história, observou Gates, os robôs movidos por inteligência artificial “não são uma força do mal”. Em vez disso, o livro se refere a Klara e outros robôs semelhantes como “amigos artificiais” para fazer companhia às pessoas. 

Segundo Gates, este livro o fez pensar sobre "como pode ser a vida com robôs superinteligentes e se vamos tratar esses tipos de máquinas como peças de tecnologia ou algo mais".

'Devoradores de estrelas', de Andy Weir

Muito parecido com o romance de 2011 de Andy Weir, “The Martian”, que apareceu na lista de leitura de verão de 2020 de Gates , “Project Hail Mary”, em português com o nome de "Devoradores de estrelas", envolve um humano que acaba em uma situação complicada no espaço sideral. 

O protagonista é um professor de ciências do ensino médio que acorda em um sistema estelar diferente sem nenhuma lembrança de como chegou lá.

De acordo com Gates, é um livro difícil de descrever sem revelar muitas reviravoltas na trama. Mas, basta dizer que o professor “usa a ciência e a engenharia para salvar o dia”, escreveu Gates. 

″É uma leitura divertida e terminei tudo em um fim de semana.”

Mil Cérebros: Uma Nova Teoria da Inteligência’, de Jeff Hawkins

"Poucos assuntos capturaram a imaginação dos escritores de ficção científica como a inteligência artificial. Se você estiver interessado em aprender mais sobre o que pode ser necessário para criar uma IA verdadeira, este livro oferece uma teoria fascinante", diz Gates.

Em 1996, Jeff Hawkins inventou o assistente digital PalmPilot. Desde então, escreveu Gates, Hawkins “passou décadas pensando sobre as conexões entre neurociência e aprendizado de máquina”, culminando em “A Thousand Brains: A New Theory of Intelligence”, um livro de não ficção publicado em março.

Em seu livro, ainda sem tradução para o português, Hawkins disseca como as pessoas pensam sobre a natureza da inteligência, como o cérebro humano funciona e o que é necessário para desenvolver uma verdadeira inteligência artificial.

'A Thousand Brains’ é apropriado para não especialistas com pouca formação em ciência do cérebro ou ciência da computação”, escreveu Gates. 

“Está repleto de percepções fascinantes sobre a arquitetura do cérebro e pistas tentadoras sobre o futuro das máquinas inteligentes.”

'A Decodificadora: Jennifer Doudna, Edição de Genes e o Futuro da Espécie Humana', de Walter Isaacson

Gates também recomenda a biografia da bioquímica Jennifer Doudna, que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 2020 por seu trabalho na edição de genes CRISPR, um sistema em que o DNA é cortado e os genes modificados para tratar doenças. 

O livro foi escrito por Isaacson, que também foi o biógrafo do amigo de longa data e rival de Gates, Steve Jobs.

A Decodificadora” é mais do que apenas uma biografia da carreira científica e descobertas de Doudna. Ele investiga profundamente as aplicações potenciais da edição de genes CRISPR, como a cura de doenças do sangue como a anemia falciforme, escreveu Gates, acrescentando que CRISPR ”é um dos avanços científicos mais legais e talvez mais importantes da última década.”

O CRISPR tem causado divisões profundas em grandes porções da comunidade científica por muitos anos, em grande parte devido a preocupações morais. 

“Isaacson faz um bom trabalho destacando as questões éticas mais importantes em torno da edição de genes”, escreveu Gates - incluindo se o processo deve ser usado para alterar o pool genético humano para as gerações futuras.

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

‘Hamnet’, de Maggie O’Farrell

É aqui que a lista de Gates muda da ciência e tecnologia para a ficção histórica. William Shakespeare deu ao seu único filho o nome de Hamnet, e o romance de Maggie O’Farrell com o mesmo nome é um relato fictício da vida do filho do Bardo.

Hamnet morreu em 1596, aos 11 anos, de causas desconhecidas - embora uma teoria popular para sua causa de morte tenha sido a peste bubônica. 

Três anos depois, Shakespeare começou a escrever “Hamlet”, e O’Farrell investiga as possíveis maneiras pelas quais a perda de seu filho pode ter moldado a tragédia mais icônica do dramaturgo.

“Se você é um fã de Shakespeare, vai adorar este comovente romance sobre como sua vida pessoal pode ter influenciado a escrita de uma de suas peças mais famosas”, escreveu Gates. “Achei que era um olhar lindo e bem escrito de como a dor separa uma família.”

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.