Se você quer se aposentar mais cedo e ter uma vida financeira mais tranquila no futuro, precisa começar a se planejar agora. Essas 5 formas de gerenciar riscos são um bom ponto de partida.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Seguir um orçamento rigoroso, colocar dinheiro em um fundo de emergência, investir e economizar para a aposentadoria devem ser suas prioridades.

No entanto, para chegar com um bom patrimônio na aposentadoria, é preciso que não se afaste do seu plano ideal.

Para saber se você está gerenciando o máximo de risco possível agora, veja o que é preciso considerar se quiser me aposentar mais cedo como milionário. 

1. Continuar diversificando o portfólio

Investir é algo que você precisa iniciar o quanto antes, uma vez que o tempo é um grande amigo do investidor de longo prazo.

Para potencializar o acúmulo de patrimônio, manter os aportes constantes e crescentes é essencial.

À medida que você continua aumentando sua carteira de investimentos, uma boa ideia é diversificar ainda mais seu portfólio para minimizar o risco.

A alocação de ativos e a diversificação consciente ajudam a proteger o patrimônio.

Em vez de ter um pequeno número de empresas e aplicações, ter a combinação certa de ações, imóveis, títulos, dinheiro, e outros ativos irá te proteger muito mais.

2. Resolva qualquer dívida 

Enquanto você trabalha duro para economizar e investir, uma coisa que pode atrapalhar seu plano milionário de aposentadoria é contrair dívidas demais.

Se ao longo do caminho você puder pagar todas as suas dívidas e não contrair mais dívidas ruins, se aposentar mais cedo se tornará muito mais fácil.

Dessa forma, ao invés de perder dinheiro pagando juros, você poderá investir uma parte maior da sua renda e ganhar juros.

3. Garanta o seguro certo 

Enquanto se está confortável no seu presente é fácil esquecer o que poderá precisar no futuro.

Por isso, uma das formas de gerenciar riscos agora é ter certeza de que você tem o seguro certo. Afinal, muitas pessoas não pensam em seguro até precisarem dele, o que pode ser tarde demais.

Certifique-se de ter cobertura adequada para sua casa e carros. Faça do seguro de invalidez e saúde uma prioridade. 

4. Não gaste mais enquanto ganha mais 

À medida que você se aproxima da aposentadoria ou se encontra em uma posição de ganhar mais dinheiro, tome cuidado com a inflação do estilo de vida.

Aumentar os gastos à medida que começa a ganhar mais é um risco que pode desviar você de seus planos. 

Embora seja tentador aumentar o estilo de vida quando você recebe um aumento no trabalho, pense em como economizar parte desse valor pode fazer por seu patrimônio no futuro.

Com o tempo, o hábito de poupar ficará mais fácil e você ainda terá um estilo de vida confortável.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

5. Busque ajuda de um consultor de investimentos

Além de diversificar os investimentos, pagar as dívidas ruins, manter o hábito de poupar e ter os seguros certos, uma forma de gerenciar riscos com muito mais eficiência é contar com a ajuda de um consultor de investimentos.

Ao ter um profissional de confiança, isento de conflito de interesses ao seu lado, é possível reduzir não só o risco dos seus investimentos, mas aqueles associados às mudanças no código tributário, que sem dúvida ocorrerão entre agora e a sua aposentadoria.

Além de montar um plano individualizado para te ajudar a alcançar seus objetivos, o consultor também atua em áreas como redução dos custos dos investimentos, tributárias e emocionais.

Tudo isso em conjunto é capaz de gerenciar riscos de forma muito mais eficiente.

Informe o DDD + 9 dígitos