Coisas simples podem fazer com que você se aposente mais cedo. As dicas estão em um livro clássico de finanças pessoais escrito há mais de 20 anos, mas que ainda oferece vários conselhos válidos. 

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

No livro "Die Broke: A Radical Four-Part Financial Plan", (em tradução para o português Morra Quebrado: Um Plano Financeiro Radical em Quatro Partes), de 1997, os consultores financeiros Stephen M. Pollan e Mark Levine oferecem uma abordagem diferente para o planejamento financeiro.

Muito antes do movimento FIRE existir na internet, os princípios deles de obter o máximo uso de sua receita e de seus ativos durante a vida e renunciar à busca pela imortalidade financeira seguem objetivos e processos semelhantes. 

Veja 5 coisas simples para quem deseja deixar o trabalho em tempo integral para se concentrar em seus próprios interesses e paixões mais cedo.

1. Não pense na aposentadoria como uma linha de chegada 

No planejamento de aposentadoria convencional, a linha de chegada é um número a ser alcançado, geralmente aos 65 anos. 

Para aqueles que querem se aposentar mais cedo, é preciso uma filosofia diferente para não apenas atingir esse nível mais cedo, mas também para não depender do INSS e manter seu estilo de vida depois de deixar de trabalhar em tempo integral. 

Pollan e Levine escrevem que se você quiser se aposentar mais cedo, não deve haver uma linha de chegada para o crescimento da riqueza. 

"Assim como o caminho está no ar, sua linha do tempo também está. O único ponto final com o qual você deve se preocupar é a morte", escrevem eles. 

Isso significa que você deve pensar em construir riqueza como um projeto para toda a vida.

Você não precisa trabalhar para sempre, mas sua capacidade de aumentar sua riqueza não para no momento em que você se aposenta.

Embora ter um número ou idade específicos em mente possa ajudar a quantificar sua meta, vale lembrar que a meta sempre pode mudar e você sempre pode ganhar mais, mesmo depois de deixar o trabalho em tempo integral.  

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

2. Concentre-se em aumentar seu dinheiro 

Há uma série de cálculos possíveis para determinar quanto você deve guardar em cada idade, ou com quantos anos será possível se aposentar.

Para Pollan e Levine, isso deve ser mais do que apenas um número. 

Em vez disso, se concentre em aumentar seu dinheiro tanto quanto possível. 

"Você tem um objetivo bastante simples: aumentar sua riqueza o máximo que puder, o mais rápido possível, dentro de sua faixa de conforto." 

No final das contas, você deve se aposentar ou deixar o trabalho tradicional quando sentir que está pronto.

Sem um número rígido, você pode se concentrar em fazer o que pode com o que tem, em vez de alcançar uma meta que pode ser inatingível. 

3. Você não precisa se tornar mais conservador com a idade

Embora as regras típicas digam que os investidores podem ser mais conservadores com os investimentos à medida que envelhecem, isso pode não ser o caso se você se aposentar mais cedo. 

Na verdade, com uma aposentadoria antecipada, talvez você precise assumir um pouco mais de riscos para fazer seu dinheiro durar mais. 

"Você deve se ater principalmente aos investimentos em ações por muito mais tempo do que dizem os gráficos e fórmulas tradicionais", escrevem eles. "Não tire o pé do acelerador muito cedo." 

Embora isso possa envolver mais riscos, permanecer investido por mais tempo pode ajudar a aumentar seu dinheiro mais do que se investisse de forma mais conservadora.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

4. Mantenha um fundo de emergência

Esteja você se aposentando aos 65 ou 35 anos, uma reserva de emergência é parte essencial da vida financeira de todos

Ele não só pode ajudá-lo a cobrir despesas inesperadas, mas também pode ajudar a protegê-lo à medida que você investe com mais vigor e por mais tempo. 

“Se você quiser se arriscar mais, precisará de algum reforço”, escrevem Pollan e Levine. 

5. Tenha o seguro certo

Se você planeja seguir a filosofia de Pollan e Levine de morrer sem nada e gastar todo o seu dinheiro na vida, uma grande apólice de seguro de vida provavelmente não é o que você precisa. 

Em vez disso, eles sugerem que qualquer pessoa que esteja trabalhando em direção à aposentadoria precoce, mas que ainda não possuem um patrimônio significante, conte com seguro de invalidez.

Um tipo de cobertura que pode ajudar a pagar despesas e cobrir a perda de renda se você ficar incapacitado de trabalhar. 

Assim, você não apenas conseguirá viver confortavelmente, mas também não precisará se preocupar em como sobreviverá.

Embora o seguro de vida possa ser uma parte importante de um plano financeiro, muitas vezes ele é esquecido. 

“Quase todos os meus clientes começam tendo mais seguro de vida e menos seguro de invalidez do que precisam”, escreve Pollan.

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.