O ano de 2022 já está aí e nada melhor do que iniciar com dicas para ajustar suas finanças e alcançar seus objetivos.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Mais do que fazer suas resoluções de Ano Novo, é preciso tomar atitudes para torná-las realidade.

A adoção de bons hábitos monetários em janeiro pode dar frutos em dezembro.

É por isso que o CNBC Make It conversou com um grupo de planejadores financeiros para aprender suas principais dicas de dinheiro para o ano novo. 

Veja estes cinco conselhos podem ajudá-lo a se preparar para um 2022 financeiramente bem-sucedido:

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

1- Comece analisando o orçamento do ano anterior

Qualquer bom planejamento financeiro começa com um orçamento. A análise de seus gastos em 2021 pode ajudá-lo a criar metas inteligentes para o novo ano que se iniciou.

“Você pode olhar para o ano passado e ver o que fez e com o que está feliz”, disse Kasia Marczyk, presidente do Anchor Wealth Group. 

“Olhar para o passado ajuda a descobrir quanto você realmente deseja gastar no futuro.”

Parte dessa análise deve incluir os erros de gastos que você cometeu, mas “dar-se crédito” pelo que você fez bem também é igualmente importante, alerta Dennis Morton, co-fundador da Morton Brown Family Wealth.

“Olhe para os últimos 12 meses e diga: ‘O que eu aprendi?’”, diz Morton. 

“Dê a si mesmo algumas vitórias aqui para reconhecer que você é capaz de fazer mudanças positivas e, em seguida, vire-se e diga: ‘Agora, que pequenos passos posso dar em direção às metas maiores?’”

Depois de criar seu novo orçamento para o ano, considere revisá-lo uma vez por mês, especialmente se você está fazendo orçamento pela primeira vez, diz Marczyk. 

Dessa forma, você pode ter certeza de que tudo está sempre sob controle e, se necessário, fazer ajustes em tempo real.

Cada mês é crítico e você pode ver onde está seu progresso e aquilo que precisa melhorar.

2- Tenha metas financeiras específicas

Todos os consultores com os quais o CNBC Make It falou concordaram: Se você não escrever seus objetivos, terá mais dificuldade em realizá-los.

Isso se aplica a metas de curto prazo, como economizar para comprar um carro ou uma casa, e a metas de longo prazo, como construir uma reserva para a aposentadoria. 

Definir metas específica é particularmente importante para casais, onde a comunicação sobre finanças é fundamental.

“Se está tudo na cabeça de uma pessoa, pode ser confuso quando você começa a falar sobre grandes decisões”, diz Morton. 

“Acho que colocar isso no papel torna mais fácil a comunicação quando há mais de uma pessoa envolvida na tomada de decisões financeiras.”

Laurie Allen, da LA Wealth Management , dá um passo adiante: os casais devem intencionalmente pensar em seus objetivos financeiros juntos, diz ela.

“Se você for casado, sente-se com seu cônjuge e escreva o que deseja realizar”, diz ela. 

“Para que você possa dizer ao seu dinheiro o que fazer ao longo do ano, em vez de seu dinheiro lhe dizer o que fazer durante o ano todo.”

3- Crie o hábito de economizar ou investir

Frequentemente, o maior obstáculo para atingir uma meta financeira é simples: as pessoas não os priorizam de maneira adequada.

Se você deixar para ver o que sobrou no final do mês para economizar, normalmente não chegará onde precisa, diz Marczyk.

Em vez disso, ao receber seu pagamento, reserve primeiro o dinheiro que deseja economizar ou investir.

O mesmo conceito se aplica a qualquer aumento ou bônus de fim de ano que você acabou de receber: esse dinheiro extra pode ajudar a turbinar suas economias e investimentos, logo de cara.

4- Invista em sua educação financeira

Sachs diz a seus clientes que se eles fizerem um esforço concentrado para aprender sobre dinheiro, mesmo que não estejam interessados ​​em tópicos financeiros, eles podem tomar decisões financeiras informadas pelo resto de suas vidas.

“Finja que seu novo hobby favorito é finanças e aprender sobre dinheiro e investimentos”, diz ele. “Encontre o seu guru. Talvez seja algum influenciador que é muito bom com dinheiro para economizar. Talvez seja uma revista ou um livro. Há muitas informações boas. ”

Se você é iniciante, pode começar baixando gratuitamente o e-book "Como Investir Começando do Zero". 

“Treinar seu cérebro para aprender sobre dinheiro irá, sem dúvida, pagar mais dividendos do que qualquer outra coisa que você fizer”, diz Sachs.

5- Não importa o que aconteça, comece imediatamente

É fácil encontrar desculpas para explicar por que o momento não está certo. Talvez seja um mercado em baixa ou você esteja lidando com questões pessoais. De qualquer forma, diz Morton, você deve encontrar uma maneira de começar imediatamente.

“O que às vezes é tão frustrante de ouvir é quando as pessoas pensam que existe a hora certa para começar”, diz Morton. “Isso me lembra aquele provérbio: a melhor época para plantar uma árvore foi no ano passado, e a próxima melhor época é agora.”

Quanto mais cedo você começar, mais tempo seu dinheiro terá para crescer. 

“Assim que você começa a colocar isso no contexto do pensamento de longo prazo, isso começa a tirar um pouco desse medo”, diz ele. “[Um mês ou um ano é] realmente um período de tempo muito curto para se preocupar.”

Como os Milionários Investem? Baixe Grátis o Livro Digital "Onde Investir R$ 1 milhão".

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.