
Mark Cuban tem 4 regras para ganhar dinheiro. Segundo ele, qualquer um pode se tornar um milionário seguindo-as.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
O investidor de 64 anos, empreendedor em série e proprietário do Dallas Mavericks, da NBA, diz que essa estratégia o ajudou a acumular sua própria riqueza, um patrimônio líquido de US$ 4,6 bilhões, segundo a Forbes.
Em uma entrevista recente para a GQ, ele listou suas quatro regras para o sucesso, observando que, embora sejam destinadas a ajudá-lo a ganhar dinheiro, na verdade são sobre ser capaz de “controlar seu próprio destino”.
“Se você quer ser um milionário, pode fazê-lo, mas há algumas coisas que você precisa ser capaz de realizar”, disse Cuban.
Regra número um: “Encontre algo em que você possa ser bom. Então, seja ótimo nisso.”
Para fazer isso, você provavelmente precisará estudar seu assunto incansavelmente, buscando aprender e se especializar continuamente.
Contraintuitivamente, você também pode precisar “treinar” seu cérebro estudando outros tópicos de interesse.
De acordo com pesquisa publicada pela Association for Psychological Science no ano passado, o que separa os vencedores do Prêmio Nobel dos vencedores de nível nacional é muitas vezes a experiência multidisciplinar.
Da mesma forma, a pesquisa descobriu que atletas competitivos tinham “maior sustentabilidade de excelência a longo prazo” se praticassem mais de um esporte quando criança.
Esses atletas não se destacaram imediatamente em seu esporte preferido, mas mostraram uma rota mais consistente para o domínio final ao longo do tempo, acrescentaram os autores.
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Regra número dois: “Saiba vender”
A segunda regra de Mark Cuban é saber vender.
Sua própria carreira de vendas começou cedo, aos 12 anos, quando ele vendia sacos de lixo de porta em porta para ganhar dinheiro.
Ele conta à GQ como seu "negócio" iniciou:
"Eu me lembro de falar para o meu pai enquanto ele estava jogando pôquer com seus amigos que precisava de um tênis novo".
"Ele olhou para mim, ele olhou para os meus pés e disse, Esses tênis que você está usando, eles funcionam. Quando você tiver um emprego, você pode comprar o que quiser."
Então um dos amigos de seu pai disse que tinha algo que ele poderia vender.
"Eu tenho todas essas caixas de sacos de lixo. Por que você não os vende no bairro,
e então você pode pegar o dinheiro que você ganhar e comprar seu tênis."
Ele vendeu as caixas para Cuban por três dólares e ele as revendeu por seis.
Quando chegava na casa dos possíveis clientes ele se apresentava e oferecia seu produto:
"Oi. Meu nome é Mark. Você usa sacos de lixo? Eu tenho um grande negócio para você,
e toda vez que você precisar de sacos de lixo, tudo o que você precisa fazer é me ligar e eu os trarei direto para sua casa."
"Esse foi meu primeiro negócio, a primeira e provavelmente a única empresa de assinatura porta-a-porta de saco de lixo".
Para o bilionário, qualquer que seja seu produto ou serviço, você tem que saber vender.
"Seja o que for em que você é bom, alguém vai precisar desse serviço, alguém vai precisar desse produto, ou o que quer que você esteja criando, mas você tem que ser capaz de vender, afinal, você não quer estar em uma posição onde é dependente de outras pessoas". diz.
O bilionário já havia dado conselhos sobre como ter sucesso nas vendas, mostrando às pessoas como você pode ajudá-las nos primeiros segundos de sua apresentação.
“Vender não é convencer, é ajudar”, disse Cuban à School of Hard Knocks em um TikTok.
“Quando você entende o que as pessoas precisam e querem, você se coloca em posição de ajudá-las”, disse ele.
“Aí você faz acontecer coisas boas, fecha negócios e é assim que você cria empresas.”
As vendas podem não ser um lugar ruim para os aspirantes a milionários começarem.
Em 2017 , 15% dos CEOs das 100 maiores empresas da Fortune 500 começaram em vendas, de acordo com uma pesquisa da empresa de consultoria de liderança Heidrick & Struggles.
Regra número três: “Seja curioso e sempre aprendendo”
A terceira regra de Cuban é ser curioso e estar sempre aprendendo, porque "a única coisa certa sobre os negócios é que muda todos os dias".
Ter uma “mentalidade de aprendizado vitalício” está correlacionado com o sucesso objetivo e subjetivo, desde o número de promoções que você recebe até o quão feliz você está em seu trabalho, de acordo com um estudo de 2020 dos pesquisadores de finanças e educação da Universidade de Waterloo.
Os aprendizes vitalícios podem até economizar o dinheiro de seus empregadores a longo prazo, disse a coautora do estudo, Judene Pretti, ao podcast “Alumni Know” da UWaterloo em abril.
“Como a tecnologia continua avançando no ritmo acelerado que está, os empregadores precisam que seus funcionários... aprendam e se desenvolvam para se manter atualizados sobre as tecnologias mais recentes”, disse Pretti.
“Não é uma questão de precisar substituir mão de obra. Em vez disso, desenvolva e aumente a força de trabalho existente.”
→ Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.
Regra número quatro: "Conheça suas coisas melhor do que qualquer outra pessoa"
Por fim, a quarta regra de Cuban é a mais longa, e talvez a mais importante, especialmente para aspirantes a empreendedores.
Depois que você tem o conhecimento, a capacidade de vender, “quando você entra em uma sala, você [precisa] conhecer suas coisas melhor do que qualquer outra pessoa na sala”, disse ele.
“É quando é hora de abrir uma empresa. Então, você pode começar a controlar seu próprio destino.”
Conhecimento, é claro, não garante sucesso. Antes de abrir sua primeira empresa, Cuban pediu demissão ou foi demitido de três empregos consecutivos e dormia no chão de um apartamento de três quartos que dividia com cinco colegas de quarto, escreveu ele na Forbes em 2013 .
Ele tocou em um assunto semelhante em seu livro de 2011, “How to Win at the Sport of Business”, escrevendo que “não importa quantas vezes” você falha. “Você só precisa estar certo uma vez” para estar “definido para a vida”, acrescentou.
Essa lição pode explicar por que Cuban parece confiante o suficiente em suas quatro regras para apostar seu próprio sustento nisso.
Mesmo que perdesse tudo, ele voltaria a ser milionário, disse ele ao podcast “How I Built This” da NPR em 2016.
“Eu arranjava um emprego de bartender à noite e de vendedor durante o dia, e começava a trabalhar”, disse Cuban. “Para ser um bilionário, você tem sorte ... [mas] eu poderia me tornar um multimilionário novamente? Eu não tenho dúvidas.”
Fonte: CNBC
Quer Alcançar a Liberdade Financeira?
This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.O QUE LER AGORA...
- Notícias
Ibovespa Cai -1,08% com Exterior e Setor Aéreo; GOLL4 -9,19%
- Notícias
Embraer (EMBR3) Fecha Acordo para Entrega de Cargueiro C-390 Millenium à Coreia do Sul
- Notícias
Ecorodovias (ECOR3) Mantém Contrato da Autoridade Portuária em Santos por 180 Dias
- Notícias
Gerdau (GGBR4) Vence Leilão para Desmantelamento Sustentável da Plataforma P-33 da Petrobras (PETR4)