Os mercados de ações podem ser uma montanha-russa de emoções. Aqui estão 4 dicas para ajudar a enfrentar a volatilidade do mercado e aproveitar o percurso.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

De tempos em tempos, as bolsas de valores do mundo são tomadas turbulências que vêm e vão, mas que causam grandes flutuações nos preços dos investimentos em um curto período de tempo.

Os recentes problemas bancários nos Estados Unidos reacenderam um alerta e provocaram níveis mais altos de incerteza econômica. 

Quando se trata dos mercados, qualquer notícia pode significar mais volatilidade.

Porém, o investidor não deve se deixar levar pelas emoções.

É importante lembrar de focar no que podemos controlar, que são as avaliações que fazemos dos negócios e se manter firme no plano.

Ao permanecer investido em tempos de volatilidade nos mercados, os investidores têm mais chances de sucesso quando se trata de atingir seus objetivos de longo prazo.

O grande "truque" é aguentar as quedas do mercado para se beneficiar dos ganhos que inevitavelmente se seguem.

Dados da JP Morgan Asset Management mostram que os piores dias do mercado tendem a ser seguidos de perto pelos melhores dias. Portanto, aproveite o passeio.

Para os consultores de investimentos, a principal dica para ajudá-lo a enfrentar a turbulência do mercado é manter o rumo.

Não podemos prever o que vai acontecer neste ano, no próximo ano ou daqui a uma década, mas se o seu plano está bem montado, não tem por que se preocupar. 

Para manter os ânimos sob controle, os consultores procuram orientar seus clientes no âmbito emocional e racional durante períodos de turbulência.

Aqui estão quatro dicas que podem ajudar a enfrentar a volatilidade do mercado:

1. Combine seu risco com seus objetivos

Durante as oscilações dramáticas do mercado, como as que aconteceram no passado recente durante a pandemia de Covid-19, muitos investidores querem saber quando as coisas vão voltar a se equilibrar.

No entanto, o melhor é focar no que está sob seu controle. Para isso, avalie a quantidade de risco que está disposto a assumir e combine com o horizonte de tempo do seu investimento.

Estas são as informações-chave que orientarão suas decisões de investimento.

Se você está se aproximando da aposentadoria em breve, pode ser hora de reconsiderar suas alocações.

Agora, se seu horizonte de tempo ainda é longo, é uma grande oportunidade de fazer bons negócios e esperar o mercado se recuperar.

Por isso, momentos de pós-crise são uma grande oportunidade para respirar, voltar ao racional e reavaliar seu portfólio e o risco que está disposto a tomar.

Será que esta é a combinação certa de ações e títulos para você?

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

2. Permaneça investido

Depois de identificar que a sua estratégia é a correta para você, a parte mais importante do investimento é permanecer investido.

Isso significa ter disciplina e colocar dinheiro consistentemente no mercado, evitando o impulso de vender com base em notícias de curto prazo.

É importante lembrar que, ao permanecer investido, você está jogando o jogo de aumentar seus retornos. É assim que você aumenta sua riqueza.

Portanto, não tente cronometrar o mercado.

Se precisar de ajuda para escolher as melhores ações, identificar oportunidades e se manter no caminho certo, procure um consultor de investimentos.

3. Reserve dinheiro para emergências

Por mais que possamos tomar medidas para atenuar os perigos, a exposição ao investimento significa, inevitavelmente, assumir riscos. 

Ao investir na Bolsa de Valores deve-se pensar no longo prazo e não comprometer o dinheiro que poderá precisar no curto prazo.

Por isso, ter dinheiro reservado separadamente para emergências pode ajudá-lo a enfrentar melhor as perdas momentâneas do mercado sem ficar desesperado.

Procure ter pelo menos três a seis meses de despesas reservadas em um investimento que possa acessar facilmente.

Lembre-se que a reserva de emergência é a primeira linha de defesa para se recuperar de uma perda de emprego ou dificuldade financeira.

Já o investimento em ações é para os seus objetivos de médio a longo prazo.

Somente depois que você já tiver sua meta de economia de emergência é que deve considerar investir seu excesso de caixa. 

4. Seja humilde

Mesmo que ache que tem uma estratégia vencedora, o mercado ainda pode provar que você está errado.

Nem mesmo alguns dos melhores gestores de portfólio não conseguem vencer o mercado de forma consistente, então, o que os investidores de varejo podem fazer? 

Podem se concentrar nas coisas que se pode controlar, isso inclui uma abordagem de investimento consistente que te faça dormir tranquilo, sabendo que seu dinheiro está bem aplicado.

Geralmente, manter a paciência e consistência compensam a longo prazo.

Informe o DDD + 9 dígitos