Nunca é muito cedo para começar a economizar para a aposentadoria e a Geração Z deveria estar pensando nisso desde já. 

Embora parte da geração não esteja atrás no que diz respeito à poupar para a aposentadoria, é uma boa ideia criar bons hábitos agora e começar a economizar enquanto você é jovem para aproveitar ao máximo suas economias. 

O Business Insider conversou com a planejadora financeira Mamie Wheaton para saber os conselhos que ela daria à Geração Z sobre a aposentadoria.

Veja o que as pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010 devem ter em mente quando o assunto é planejamento para a aposentadoria.

1. Ter um fundo de emergência pode salvar suas economias de aposentadoria

Se você ainda não tem um fundo de emergência, vale a pena criar um, disse Wheaton. 

O conselho é válido para todas as pessoas, de qualquer geração, mas para os jovens de 20 e poucos anos, essa é uma meta importante de ser alcançada para preparar a base de suas finanças.

“Uma das coisas mais importantes que gostaria de dizer a eles é ter um fundo de emergência de três a seis meses de despesas reservadas”, disse ela. 

Uma reserva de emergência consiste em uma quantia de dinheiro investida em aplicações seguras, de fácil acesso e liquidez diária que só deve ser tocada quando absolutamente necessário. 

Ter essa reserva agora não apenas ajudará em caso de uma emergência, mas também poderá beneficiá-lo mais tarde. 

Quando surgem as emergências, muitas pessoas recorrem às suas economias para a aposentadoria em busca de ajuda, e isso pode limitar permanentemente a quantia que você economizou para isso. 

2. Economize e invista de várias maneiras

Embora o INSS descontado do seu salário seja um começo, ele não é suficiente para garantir uma aposentadoria tranquila.

Por isso, Wheaton incentiva a Geração Z a pensar em outras maneiras de economizar também. “Continue a economizar para que você possa desenvolver vários fluxos de renda”, disse ela. 

Com diferentes tipos de investimentos, você poderá usar seu dinheiro para diferentes objetivos, mas nunca esquecendo da sua aposentadoria.

Ao economizar e investir mais, é possível se aposentar mais cedo.

3. A Geração Z teve um ótimo começo, que continue assim 

Wheaton diz que está impressionada com as tendências de poupança para aposentadoria da Geração Z até agora. "Na verdade, acho que a Geração Z está à frente do jogo quando se trata de começar a economizar para a aposentadoria", disse ela.

Cerca de 70% da Geração Z já tem conta de aposentadoria, segundo dados do Transamerica. 

Enquanto a média da geração do milênio começou a economizar aos 25 anos, a média da geração Z começou aos 19 anos

Com os juros compostos ajudando o dinheiro a crescer com o tempo, a geração Z poderia ficar muito melhor por ter começado mais jovem.

"Acho que muitos deles começaram a economizar mais cedo porque são uma geração movida pela tecnologia e têm muito acesso às informações e à importância de economizar para a aposentadoria", disse ela. 

Manter a tendência de economia pode colocar essa geração em uma ótima posição para a aposentadoria mais tarde.

Para aprender como iniciar seus investimentos com sabedoria, baixe grátis o e-book "Como Investir Começando do Zero".