As criptomoedas estão ganhando a confiança dos brasileiros. Novo estudo da Visa mostra que os consumidores conhecem bem os ativos digitais e estão investindo e utilizando-os cada vez mais. 

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Atualmente, cerca de um quinto da população do país (22%) utiliza criptomoedas ativamente por meio de investimentos próprios ou por transações comerciais, mas quase todos os brasileiros pesquisados (97%) conhecem as criptomoedas.

É o que mostra o estudo global "O fenômeno cripto: atitudes e usos do consumidor" (The Crypto Phenomenon: Consumer Attitudes & Usage) realizado em nove grupos focais entre 25 de agosto e 13 de setembro de 2021 pela Visa, em parceria com a consultoria LRW.

Criptomoedas e outros ativos digitais estão se tornando parte da consciência popular e têm tudo para crescer, especialmente nos mercados emergentes.

Os resultados mostram que, de todos os países que participaram da pesquisa, o Brasil é o mercado mais preparado para crescer, contando com o maior percentual de adultos curiosos (29%), ou seja, indivíduos que veem as criptomoedas com bons olhos e estão prestes a entrar nesse mercado.

“Esses resultados sugerem que as criptomoedas estão deixando de ser um ativo de nicho voltado a uma pequena comunidade de investidores e chegando ao mercado geral, ficando cada vez mais acessível ao público e a novos adotantes no Brasil”, afirma Romina Seltzer, vice-presidente sênior de produtos e inovação da Visa América Latina e Caribe.

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Usuários ativos22%
Usuários passivos12%
Curiosos29%
Céticos8%
Não engajados29%

Onde:

  • Usuários Ativos são consumidores que usaram criptomoedas para enviar ou receber dinheiro, comprar mercadorias ou aceitar pagamento pelo menos uma vez;
  • Usuários Passivos são consumidores que compraram criptomoedas como um investimento, mas não transferiram/transacionaram com elas;
  • Curiosos são aqueles que tomaram medidas para aprender sobre criptomoedas e têm percepções positivas sobre isso, mas ainda não compraram;
  • Céticos são aqueles que tomaram medidas para aprender sobre criptomoedas, mas não compraram e possuem percepções negativas sobre elas;
  • Não engajados são os consumidores que não fizeram pesquisas sobre criptomoedas e/ou são indiferentes a isso.

Perfil dos investidores de criptomoedas

A pesquisa destacou também que os proprietários de criptomoedas são compostos principalmente por homens da geração millennial, cuja idade varia entre 26 e 40 anos.

Em geral, os consumidores mais engajados tendem a ser mais jovens, enquanto os menos engajados tendem a ser mais velhos.

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