15 Ameaças à sua Aposentadoria
|

15 Ameaças à sua Aposentadoria

Alguns obstáculos podem atrapalhar até mesmo os planos de aposentadoria mais sólidos.

Por
Atualizado em 27/09/2021

Aproveitar tranquilamente a vida pós-trabalho é a meta almejada pela maioria das pessoas, mas essas 15 coisas podem ameaçar a sua aposentadoria e tornar o sonho um pesadelo.

O planejamento para a aposentadoria é longo, mas se bem realizado, é capaz de proporcionar a tão esperada independência financeira.

No entanto, algumas pessoas cometem erros e enfrentam sérios problemas no caminho. 

Situações econômicas, crises, novas regras e problemas pessoais podem interferir nos seus planos.

Uma vez que não há como prever acontecimentos inesperados, para ficar realmente tranquilo, é preciso ter ativos suficientes na reserva de emergência e para sustentá-lo na velhice. 

Para te ajudar a se preparar para uma aposentadoria tranquila, o GoBankingRates elencou 15 ameaças que podem arruinar seus planos e como evitá-las.

Embora um desses problemas por si só possa não significar um desastre, considerados em conjunto, esses obstáculos podem atrapalhar até mesmo os planos de aposentadoria mais sólidos. 

Veja as 15 ameaças à sua aposentadoria e como fazer para se aposentar mais cedo e mais feliz.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

1. Filhos crescidos sugando seu dinheiro de aposentadoria

A maioria das pessoas deseja ajudar seus filhos a terem sucesso na vida, no entanto, especialistas alertam para os perigos de compartilhar muito do seu dinheiro de aposentadoria com filhos adultos.

“Você não estará por perto para sempre e [seus filhos] precisam se manter por conta própria”, disse Eric McClain, planejador financeiro certificado da McClain Lovejoy Financial Planning.

Esse é um dos motivos pelos quais os milionários estão preocupados com as consequências de deixar muito dinheiro para os filhos.

Se você não tem uma fortuna considerável, bancar seus filhos adultos é ainda mais prejudicial para sua própria aposentadoria.

Por isso, ensine seus filhos a serem independentes, a administrar bem o dinheiro e conquistar sua própria riqueza, eles provavelmente vão te agradecer no final.

2. Manter uma casa muito grande

Uma casa grande demais para as necessidades pode se tornar um fardo financeiro sério para os indivíduos que tentam economizar para a aposentadoria

Entre os custos de manter uma casa estão o de manutenção e os impostos sobre a propriedade. 

Embora seja natural sentir-se sentimental em relação a uma casa ou querer evitar o estresse de se mudar, as pessoas que estão tentando economizar para se aposentar devem considerar a mudança para uma propriedade de tamanho mais adequado.

Banner will be placed here

3. Ter dívidas na aposentadoria

Possuir dívidas ruins é um problema em qualquer fase da vida, mas na aposentadoria podem ser ainda piores.

Dependendo da situação do aposentado, os altos pagamentos e o comprometimento da renda podem impedir você de ter aquela desejada aposentadoria confortável e te obrigar a trabalhar por mais tempo.

4. Doar muito, muito cedo

Se você tiver dinheiro extra, pode ficar tentado a doar parte do seu patrimônio para parentes ou para uma instituição de caridade. 

Embora existam alguns benefícios fiscais em doar seus ativos de aposentadoria para instituições de caridade, as pessoas precisam estar atentas ao tempo. 

Para McClain, as pessoas que doam seu dinheiro muito cedo correm o risco de sobreviver.

O ato da doação é muito bonito e benéfico, mas preste atenção em quanto e quando irá doar para não ficar sem recursos no final de sua vida.

5. Despesas médicas

Economizar o suficiente para a aposentadoria é difícil por si só, mas quando você adiciona o custo de pagar pelos cuidados de saúde durante seus anos dourados, a meta pode parecer inalcançável. 

De acordo com a estimativa anual de custos de saúde para aposentados da Fidelity Investments, casais de 60 anos podem esperar gastar US$ 280 mil em despesas médicas durante a aposentadoria.

“Despesas médicas grandes e debilitantes podem dizimar suas economias”, disse a escritora de finanças pessoais Elizabeth Colegrove. 

Ela aconselha os futuros aposentados que ainda estão trabalhando a contribuírem com dinheiro para uma conta poupança de saúde sempre que possível. 

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

6. Despesas de cuidados de longo prazo

Uma situação médica que leva à necessidade de cuidados de longo prazo pode corroer o pé de meia da aposentadoria rapidamente. 

Os custos do cuidado de longo prazo podem ser surpreendentes e aumentaram gradualmente ao longo dos anos. 

Além disso, um artigo de 2016 do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA revela que um em cada sete adultos um dia terá uma deficiência que requer cuidados por mais de cinco anos.

Infelizmente, apenas uma pequena fração das pessoas possui seguro de assistência a longo prazo.

7. Ser parte da geração sanduíche

Os aspirantes a aposentados membros da geração sanduíche costumam cuidar tanto de filhos adultos quanto de pais idosos.

“Outros membros da família podem ser um dreno quando têm uma renda fixa e recursos”, disse Colegrove. 

“Em vez de economizar para feriados, férias e despesas maiores, seus recursos são gastos com as gerações mais velhas e mais novas.”

A melhor solução é planejar com antecedência criando um sistema para aumentar seus ativos enquanto você economiza para a aposentadoria e para protegê-los quando você parar de trabalhar.

8. Despesas importantes inesperadas

Só porque você parou de trabalhar, não significa que a vida fica parada. As despesas nem sempre podem ser previstas no início, e mesmo os custos mais mundanos e inesperados podem ameaçar a saúde financeira de alguém na aposentadoria.

Citando despesas como reparos em tetos e carros novos, Colegrove disse: “É muito importante que, em seu orçamento diário, você ainda esteja economizando para essas despesas. Em rendas fixas, não só pode ser mais difícil se qualificar para um empréstimo para cobrir os custos, os pagamentos do empréstimo podem estourar seu orçamento. “

Onde Investir na Bolsa? Baixe a Lista de 3 Ações para Investir Agora”.

9. O mito de gastar menos na aposentadoria

Muitas pessoas presumem que gastarão muito menos dinheiro na aposentadoria do que durante suas vidas profissionais.

Para Michelle Schroeder, “isso geralmente é um erro porque outras despesas podem aumentar, como gastos com viagens e saúde”.

“A pessoa também deve ser realista com seus gastos com aposentadoria, em vez de apenas presumir que será menor.”

Faça um orçamento adequado para a aposentadoria agora, para garantir que sua aposentadoria seja confortável.

10. Investir de maneira muito conservadora para a aposentadoria

Ninguém quer perder dinheiro com seus investimentos, no entanto, ser conservador demais com seu portfólio pode fazer com que você fique aquém no que diz respeito à poupança para a aposentadoria. 

Ao assumir alguns riscos calculados, você pode construir um pé de meia melhor e garantir que despesas inesperadas não o prejudiquem.

Melhores Ações para 2021: Encontre as Melhores Ações para Investir com Apenas 1 Clique.

11. Não economizar o suficiente para a aposentadoria

A menos que você tenha a sorte de herdar uma grande soma ou ganhar na loteria, provavelmente precisará economizar muito dinheiro durante seus anos de trabalho para poder se aposentar confortavelmente no futuro. 

Por isso, comece seu planejamento com antecedência para garantir que está reservando o suficiente para o que o futuro reserva.

12. Aposentar-se muito cedo

Embora todos tenham fantasias de se aposentar aos 40 ou 50 anos, a realidade é que poucas pessoas podem pagar esse luxo, em parte graças à expectativa de vida mais longa. 

Não importa quão grande seja sua fortuna ou o quão frugal seja seu estilo de vida, aposentar-se muito cedo pode arruinar seus planos financeiros bem traçados e afetar sua qualidade de vida no futuro.

13. Ter seguro de vida inadequado

Um seguro de vida inadequado agora pode afetar os planos da sua família na aposentadoria. 

O seguro de vida dá aos chefes de família a paz de espírito de saber que os cônjuges sobreviventes estarão protegidos após sua partida. 

Por isso, ao economizar para a aposentadoria, não se esqueça do seu planejamento sucessório.

14. Ignorar o impacto da inflação

A inflação é uma grande ameaça à sua aposentadoria, disse Todd Tresidder, técnico financeiro e fundador da Financial Mentor.

“É um imposto oculto sobre as suas economias. Você não tem controle sobre ele”, disse comparando o efeito erosivo da inflação em uma aposentadoria como de um câncer para um corpo saudável.

Para evitar surpresas desagradáveis ​​no futuro, tenha no portfólio investimentos capazes de vencer a inflação, como Tesouro IPCA e ações.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

15. Tédio

Você pode não esperar que o tédio seja uma grande ameaça à sua aposentadoria, mas pode ser, disse o blogueiro financeiro e empresário Jim Wang.

“Muitas pessoas brincam dizendo que, quando se aposentarem, vão jogar mais golfe, tirar mais férias e relaxar o tempo todo, mas isso só é divertido por algumas semanas”, disse ele. “O que acontece no segundo ou terceiro ano?”

Wang enfatizou que os futuros aposentados devem planejar o que podem fazer durante a aposentadoria, a fim de evitar o tédio.

Uma ótima maneira de escapar do tédio é continuar fazendo o que gosta, mas sem a responsabilidade de depender daquilo para sobreviver.

Continue aprendendo e investindo para que possa curtir cada vez mais essa fase da sua vida.

Como Começar Investir? Baixe Grátis o Livro Digital “Como Começar a Investir do Zero”.

Dicas sobre Liberdade Financeira

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE