O milionário norte-amercado Steve Adcock, usou algumas regras de ouro para alcançar seu primeiro milhão e conquistar a independência financeira precocemente. 

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Escrevendo para a CNBC, ele diz que sempre vai se lembrar de 23 de dezembro de 2016, seu último dia trabalhando em um emprego em tempo integral.

Ele e sua esposa se aposentaram cedo aos 35 e 33 anos, respectivamente, depois de acumular US$ 870.000 trabalhando em tecnologia da informação. 

Com a ajuda dos investimentos, logo o patrimônio líquido do casal aumentou para US$ 1 milhão.

"Eu não nasci rico. Não começamos nosso próprio negócio. Nenhum de nós herdou uma quantia substancial de dinheiro", diz Adcock. 

"Acumulamos riqueza à moda antiga: trabalhando duro e fazendo movimentos financeiros estratégicos."

Aqui estão 13 coisas simples que o ajudou a escapar da corrida dos ratos após uma carreira de 14 anos e alcançar a liberdade financeira:

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1. Ignorar o conselho “siga sua paixão”

"Nossas paixões, que tendem a ser mais criativas, nem sempre podem pagar as contas – nossos pontos fortes sim", revela Adcock.

Ele conta que sua paixão é fotografia, mas sua força está na ciência da computação. 

Em 2004, seu salário inicial como engenheiro de software era de US$ 55.000, e em 2016 estava ganhando bem mais de US$ 100.000. 

"Não tenho certeza se teria ganhado tanto se escolhesse seguir minha paixão."

Embora seja possível combinar seu hobby com uma carreira lucrativa e comercializável, é menos comum do que você pensa. 

Por isso, a primeira regra é construir uma carreira em torno do que você é bom.

2. Aprender com os milionários

Adcock conta que ao longo de sua carreira, trabalhou com muitas pessoas ricas. Em vez de ter inveja deles, tomou notas.

"Nunca esquecerei Brian, com quem trabalhei depois da faculdade. Ele era alguns anos mais velho que eu e dirigia um Honda Accord de seis anos. Mesmo sendo milionário, tinha um relógio Casio barato e não usava roupas de grife", disse.

"Brian sempre foi a primeira pessoa no escritório, nunca se envolveu na política do escritório e muitas vezes se ofereceu para mais responsabilidades. Ele não veio do dinheiro. Em vez disso, ele ganhou sua riqueza investindo e controlando seus gastos", continuou.

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3. Cortar os perdedores da sua vida

Você é a média das pessoas com quem convive, por isso, se só sai com pessoas que gostam de beber em bares e gastar dinheiro, provavelmente seguirá esses mesmos hábitos de drenagem de dinheiro, exemplificou Adcock. 

Ele diz que sua vida mudou quando atualizou seus amigos. 

"Eu me associei com os melhores desempenhos no escritório. Passei mais tempo com pessoas que eram mais bem-sucedidas do que eu. Minha missão era construir um relacionamento com eles."

Dessa forma, os hábitos dessas pessoas o influenciaram. Como consequência, começou a tomar melhores decisões financeiras e a reduzir o consumo de álcool. 

"No trabalho, eu fazia horas extras regularmente e pedia aumentos e promoções – assim como os de alto desempenho faziam. Funcionou." 

4. Explorar os benefícios 

Nos Estados Unidos existe uma espécie de previdência corporativa chamada 401(k) que permite ao colaborador mover parte de seu salário para um investimento de longo prazo. 

Esse plano patrocinado pelo empregador, apresenta vários benefícios, como incentivos fiscais, limites altos de contribuição em valores e idade, flexibilidade, entre outros.

Adcock aproveitou. "Investi no meu 401(k) patrocinado pelo empregador e recebi a contrapartida da empresa de 4%, que era dinheiro grátis que meu empregador contribuiu em meu nome."

Algumas empresas também oferecem contas de poupança de saúde, ou HSAs, para ajudar os funcionários a economizar dinheiro antes dos impostos para despesas médicas qualificadas, como franquias e medicamentos. 

Segundo Adcock, um HSA age como um 401(k) mais tarde na vida. Depois de completar 65 anos, o dinheiro não utilizado pode ser retirado para qualquer finalidade. 

"Seu trabalho em tempo integral também pode oferecer oportunidades educacionais e de treinamento para ajudar a aumentar suas habilidades comercializáveis, como programação de computadores, contabilidade e gerenciamento de tempo."

"Essas habilidades podem ser usadas para obter promoções e aumentos ao longo de sua carreira."

5. Trocar de emprego

"Aceitar um novo emprego geralmente é a maneira mais fácil de obter um aumento porque negociar um salário mais alto é uma parte natural do processo."

Adcock disse que recebeu um aumento de 15 a 20% cada vez que trocou de empresa.

"Isso está muito além do aumento típico de 3% no custo de vida que muitos empregadores oferecem a seus funcionários."

Apesar de ter trocado de empresa cinco vezes em 14 anos, ele alerta para tomar cuidado para não mudar de empresa com muita frequência. 

"Tente permanecer em cada função por pelo menos um ano, porque alguns empregadores não contratam candidatos que mudam de emprego com frequência. O processo de contratação e integração é caro."

6. Automatize tudo

Adcock usou deduções automáticas da folha de pagamento para seu 401(k) e transferências bancárias automatizadas para contribuir com sua conta de corretagem. 

"Isso ajudou a garantir que eu estava economizando dinheiro de cada salário."

Ele também se inscreveu no pagamento automático de contas de serviços públicos como eletricidade, água e até alguns cartões de crédito. 

"Nunca perdi um único pagamento e evitei taxas atrasadas, pagamentos de juros e outras penalidades".

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7. Ignore os inimigos

"Uma parte infeliz de fazer algo significativo é que você vai receber ódio. Às vezes, muito", alerta.

"As pessoas vão criticá-lo por gastar dinheiro de forma diferente. Você pode perder amigos se recusar esses happy hours semanais em seu bar local. Nem sempre é fácil, mas ignorar o ódio é essencial para construir riqueza."

8. Ignore os vizinhos

Só porque seus vizinhos compraram um carro novo, barco ou casa não significa que você precisa. 

A melhor maneira de ignorar os vizinhos é manter o foco em seus próprios objetivos. 

"Minha esposa e eu conversávamos sobre nossas esperanças futuras todas as noites enquanto passeávamos com nossos cachorros pelo bairro. Isso ajudou a manter nossos objetivos à frente e no centro de nossas mentes."

"Não deixamos os hábitos de consumo de outras pessoas afetarem os nossos."

9. Priorize a comunicação aberta

Muitas vezes, os cônjuges têm ideias diferentes sobre hábitos de consumo, objetivos e sonhos. Se não forem controladas, essas diferenças podem causar discussões e outros problemas no relacionamento que o impedem de alcançar seus objetivos financeiros.

"Relacionamentos saudáveis ​​dependem de uma comunicação aberta com seu parceiro, para que você possa se alinhar aos objetivos e ao que o faz feliz."

"Falar sobre nossos objetivos futuros todos os dias mantinha minha esposa e eu na mesma página sobre como queríamos que fosse nosso futuro e que medidas tomaríamos agora para que isso acontecesse."

10. Priorize a saúde

A vida é mais do que apenas dinheiro. Acima de tudo, a saúde deve ser sua prioridade. 

"Uma boa saúde torna você mais feliz e produtivo, e também reduz as chances de despesas médicas inesperadas."

Ele conta que em 2007, estava fora de forma e doente. Então, decidiu mudar seu estilo de vida comendo melhor e se exercitando regularmente. 

Nos dois anos seguintes, perdeu 70 quilos e entrou na melhor forma da sua vida. 

Atualmente, aos 41 anos, continua treinando diariamente. 

"Este ano, minha esposa e eu gastamos US$ 10.000 construindo uma academia doméstica dedicada em nossa propriedade de sete acres. Foi o melhor dinheiro que já gastamos."

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11. Evite dívidas de cartão de crédito

As taxas de juros do cartão de crédito são extremamente altas, tornando esta a pior de todos os tipos de dívida. 

Adcock diz nunca ter pago um único dólar em juros de cartão de crédito, e deve muito disso ao seu pai. 

"Ele me ensinou que dívida de cartão de crédito é inaceitável, mesmo por um mês. Para muitas pessoas, os cartões de crédito tornam muito fácil gastar dinheiro que não têm. É um hábito que pode rapidamente sair do controle. "

O cartão de crédito pode ser seu aliado. Ele os vê como uma conveniência e as garantias implícitas que muitos cartões oferecem fazem valer a pena.

"Pagar meu saldo todos os meses é uma grande razão pela qual consegui me aposentar aos 30 e poucos anos", diz.

12. Dizer “sim”

Mesmo que não soubesse como fazer um trabalho que lhe ofereciam, Adcock sempre aceitava o desafio e descobria à medida que fazia.

"Lembro-me de uma sexta-feira no escritório, fui chamado para uma reunião com o CEO da empresa para a qual eu trabalhava. Eu estava nervoso para entrar, mas acabou sendo a melhor oportunidade de carreira que eu já tive."

"A organização demitiu toda uma equipe de gerenciamento acima de mim, e eles queriam que eu fosse o diretor de tecnologia da informação. Como desenvolvedor de software de baixo nível, esse salto gigantesco parecia assustador. Eu nunca havia trabalhado como gerente antes e me sentia totalmente despreparado para uma promoção tão grande."

"Minha mente me disse para dizer 'Obrigado, mas não, obrigado', mas eu aceitei de qualquer maneira. Fiz muitas perguntas, encontrei mentores e ganhei a experiência necessária para subir de nível toda a minha carreira a partir daquele momento."

13. Pular as saídas

No início de sua carreira, Adcock conta que muitas vezes ia ao bar com colegas de trabalho. 

A cada ida, gastava de US$ 70 a US$ 100 pelo simples privilégio de beber. Ao longo de um mês, seu hábito custava de US$ 350 a US$ 400.  

"Um dia, decidi começar a pular as saídas. Em vez disso, investi esse dinheiro e isso ajudou a contribuir para o ninho de ovos de US$ 1.000.000 que construí aos 35."

"Mantenha seus gastos com álcool sob controle. Não há problema em sair de vez em quando, mas se isso se tornar um hábito, você estará reduzindo a qualidade do seu eu futuro ao gastar mais dinheiro do que deveria."

Fonte: CNBC / Steve Adcock

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