Você quer enriquecer no próximo ano? A não ser que você ganhe na mega da virada, aumentar a riqueza dá trabalho e requer alguns sacrifícios. Então é bom já ir pensando nas suas resoluções financeiras para 2022.

Para mudar de vida, se comprometa a mudar seu mindset, criar hábitos saudáveis e não descuide de seu planejamento financeiro.

Com base nos 3 princípios da independência financeira: ganhar mais, gastar menos e investir melhor, o site GoBankingRates trouxe as principais promessas de ano novo para melhorar sua vida financeira.

Estas são as resoluções para enriquecer em 2022 e em qualquer que seja o ano:

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

1- Estarei mais ciente de minha situação financeira

Será que você está financeiramente saudável?

Se você quer ser rico, precisa saber onde está financeiramente. Só assim, com consciência, poderá trilhar os rumos certos para progredir.

Isso parece óbvio, mas muitas pessoas, quando sentem que não estão em uma boa situação financeira, não querem estar cientes de quão potencialmente ruim é sua situação.

Mas, justamente esse choque de realidade de sua situação financeira é a chave para melhorar suas finanças e aumentar sua riqueza.

Portanto, sua primeira resolução para o próximo ano deve ser entender o que você tem, saber onde você quer estar no futuro e planejar como chegará lá.

Mas não espere até ano que vem para começar a colocar suas finanças em ordem

2- Vou criar um orçamento realista

Para aumentar sua riqueza, você precisa saber para onde está indo seu dinheiro. A melhor maneira de visualizar suas despesas e receitas é fazendo um bom planejamento financeiro.

Muitas pessoas geralmente não o fazem ou omitem gastos.

O recomendado é documentar todos os seus gastos diários e depois identificar os vazamentos de dinheiro,  ou seja, onde você  pode cortar despesas.

Isso não significa eliminá-los de vez e alterar seu estilo de vida, mas sim, balancear seus gastos. Se você prioriza uma coisa, saiba que terá de abrir mão de outra. Cabe a você fazer suas escolhas.

Veja também se pode reduzir suas contas obtendo melhores taxas de seus provedores de serviços ou procurando negócios melhores. Isso pode dar a você mais espaço em seu orçamento para economizar.

Depois, estipule uma porcentagem que será destinada mensalmente para seus investimentos.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

3- Tratarei minhas finanças como um negócio

Para aumentar seu dinheiro, prometa tratar suas finanças pessoais como um negócio. 

As empresas devem aderir a um conjunto de regras para manter seu financeiro em ordem, caso contrário, irão à falência. O mesmo princípio deve ser aplicado às finanças pessoais.

Se todos nós revisássemos nossos números com mais frequência e diligência, estaríamos todos tomando decisões financeiras mais inteligentes

Para tratar suas finanças como um negócio, você deve desenvolver um planejamento financeiro, revisando suas receitas e despesas mensalmente. 

Crie uma demonstração do patrimônio líquido e certifique-se de que você é lucrativo.

Mais do que investir no mercado de ações, procure investir em si mesmo por meio da educação ou ao começar um negócio paralelo. 

4- Vou permanecer livre de dívidas

Em vez de desperdiçar dinheiro pagando juros, você pode fazer com que ele trabalhe para você, alocando-o em investimentos que lhe rendam juros.

Em 2022, realize um planejamento financeiro e organize suas finanças para não depender de cartões de crédito e empréstimos.

Ter um estilo de vida que possa bancar é uma forma comprovada de se tornar rico.

Se você costuma pagar suas contas com atraso, ficaria chocado se somasse tudo o que está gastando em juros. Isso pode motivá-lo a criar um plano para saldar sua dívida o mais rápido possível. 

Assim, liberará mais dinheiro para investir e aumentar sua riqueza.

5- Serei frugal com meu dinheiro

Uma maneira fácil de ficar rico é permanecer com mais dinheiro. 

Ser frugal permitirá que você aumente a quantidade de dinheiro que pode economizar. Quanto mais você tem em economia, mais opções você tem para ganhar dinheiro.

Portanto, para parar de desperdiçar dinheiro, esteja ciente de como está gastando.

Examine seus extratos bancários e de cartão de crédito para ver quanto de seu dinheiro está indo para as coisas de que você precisa e para as que são supérfluos. 

Reduza as compras desnecessárias e procure maneiras de gastar o mínimo possível nas coisas de que você precisa, comprando pelo preço mais baixo.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso.

6- Vou destinar mais dinheiro para a aposentadoria

Se você quer ficar rico e ter uma aposentadoria tranquila, provavelmente precisará se comprometer a economizar mais.

Quanto maior a porcentagem destinada para seus investimentos de longo prazo, mais rápido poderá alcançar a independência financeira.

De acordo com o livro “Hábitos ricos”, pessoas que economizaram 10% ou mais de sua renda desde que começaram a trabalhar ficaram ricas aos 60 anos.

Já aqueles que economizaram 20% ou mais, se tornaram ricos na casa dos 40 anos. 

Quanto antes você começar a planejar sua aposentadoria e quanto mais você é capaz de economizar, mais riqueza acumula e mais cedo se tornará financeiramente independente.

7- Vou economizar meu dinheiro com inteligência

Quando estamos buscando nos organizar financeiramente e economizar ao máximo, muitas vezes queremos cortar gastos que são necessários para te fazer render mais e economizar tempo.

Ser excessivamente frugal ao ponto de querer fazer tudo sozinho pode te deixar totalmente esgotado.

O dinheiro não é nosso único recurso, nosso tempo e energia também são fundamentais para melhores resultados financeiros.

Portanto, gastar em tarefas que poderia fazer sozinho pode ser a melhor decisão quando isso te dá mais tempo para ganhar mais.

Como Começar Investir? Baixe Grátis o Livro Digital "Como Começar a Investir do Zero".

8- Vou aprender a compreender e gerenciar os riscos

Se você quer ficar rico, precisa estar disposto a correr alguns riscos. 

Estudos têm mostrado que os ricos assumem certo risco de investimento, mas não sem sentido. Eles geralmente relatam a compreensão do risco e retorno dos investimentos.

Isso não significa que você deva colocar todo o seu dinheiro no mercado de ações. 

Por outro lado, se você evitar o risco aderindo apenas a investimentos extremamente seguros, seu dinheiro não crescerá muito por causa das baixas taxas de juros.

Em 2022 dedique-se a aprender os riscos dos investimentos e como se proteger.

Faça um voto de que irá perder seu medo de investir aprendendo a gerenciar riscos com uma boa alocação de ativos e respeitando seu perfil de investidor.

9- Vou receber o que valho

Para ficar rico, prometa alavancar melhor seu trabalho financeiramente. Isso significa garantir que você receba o que vale.

Se você não consegue progredir financeiramente em seu emprego atual, tenha um plano para conseguir outro cargo que proporcione maiores benefícios financeiros ou busque formas de ganhar uma renda extra.

Ganhar mais é um dos pilares para você ser livre financeiramente, já que assim, poderá destinar mais dinheiro para investir no seu futuro.

Só tome cuidado para não aumentar seus gastos conforme seu salário aumenta.

10- Vou criar um fluxo adicional de renda

A maioria das pessoas tem um único fluxo de renda que é proveniente do seu trabalho.

Porém, a maioria das pessoas, ou é pobre ou está presa à classe média. 

Se você deseja sair da pobreza, precisa começar a criar vários fluxos de renda. É isso que os ricos fazem. 

Use seu dinheiro extra para sair rapidamente das dívidas, investir em ativos como ações ou construir sua reserva de emergência.

11- Vou pedir ajuda quando necessário

Os ricos geralmente têm ajuda para aumentar sua riqueza. Portanto, não presuma que pedir ajuda é um sinal de fraqueza. 

Em vez disso, decida estender a mão para aqueles que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Quer isso signifique encontrar investidores para ajudá-lo a lançar um negócio ou contratar um planejador financeiro para ajudá-lo a controlar seu dinheiro, obter ajuda pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos com mais rapidez.

Como Começar Investir? Baixe Grátis o Livro Digital "Como Começar a Investir do Zero".

12- Serei responsável

Uma coisa é jurar dar passos para se tornar rico. Outra é cumprir suas resoluções. 

Um dos principais fatores para melhorar suas finanças é ter responsabilidade.

Se você não consegue se responsabilizar, compartilhe suas metas com uma pessoa de confiança, assim vocês podem ajudar a motivar uns aos outros a permanecer no caminho certo.