Esses 10 livros de investimento para iniciantes são leituras obrigatórias para quem deseja aprimorar os conhecimentos e alcançar resultados financeiros melhores.

Se há algo que podemos dizer sobre 2020, é que é um ano que nos trouxe grandes lições. Uma delas é a da importância de poupar e investir.

Afinal, é preciso estar financeiramente preparado para qualquer imprevisto.

E a melhor forma para isso é construindo uma carteira de ativos que lhe gere dividendos para viver de renda pelo resto da vida.

Talvez o maior obstáculo para começar a investir é dar o primeiro passo.

O mercado de ações pode parecer um pouco intimidador se você não tiver o conhecimento de como funcionam os investimentos.

A boa notícia é que você não precisa ser um especialista em finanças para tomar decisões inteligentes sobre onde colocar seu dinheiro.

Existem vários livros que podem guiá-lo através dos fundamentos e estratégias do mercado e de como lidar com o dinheiro.

Bons livros podem ajudar a transformar um investidor iniciante em um investidor inteligente.

Não sou eu quem está falando.

O hábito da leitura é cultivado por muitos milionários. Os grandes investidores estão sempre em busca de novos aprendizados para aprimorar seus rendimentos.

Ler é um dos segredos do sucesso de Warren Buffett. O megainvestidor lê cerca de 200 páginas por dia. Ele inclusive recomenda alguns livros em suas cartas anuais.

Sabendo da importância dos livros de investimento na conquista de resultados excepcionais, apresento a seguir 10 livros de investimentos para iniciantes que cumprem muito bem esse papel.

Os Segredos da Mente Milionária - T. Harv Eker

Embora não trate exatamente sobre investimentos, é dos principais livros de autodesenvolvimento e reflexão financeira que vai ajudá-lo a rever conceitos responsáveis por afetar seus resultados.

Neste clássico, T. Harv Eker apresenta as diferenças de mentalidade entre pessoas milionárias e as demais.

O livro ajuda a identificar o que o autor chama de “o seu modelo de dinheiro”. Ou seja, as crenças que você carrega e que moldam seu destino financeiro.

As crenças limitantes sobre dinheiro são muito destrutivas.

Se as suas finanças nunca andam bem, talvez esteja na hora de você mudar seus conceitos sobre o dinheiro e adotar os hábitos das pessoas bem-sucedidas.

Criar uma mentalidade rica faz toda a diferença na trajetória de um investidor.

Neste livro, o autor também apresenta os “arquivos de riqueza”. O modo como os milionários pensam e que os fizeram chegar lá.

Pai Rico, Pai Pobre - Robert T. Kiyosaki

Um clássico sobre educação financeira, o livro Pai Rico, Pai Pobre apresenta conselhos e ensinamentos básicos sobre finanças, mas que são de extrema necessidade.

O ponto de partida da obra são os conselhos que o próprio autor, recebeu de seu “pai rico” e de seu “pai pobre”.

Embora os dois sejam bem sucedidos em suas profissões, possuem mentalidades completamente diferentes em relação ao dinheiro.

Veja aqui algumas lições de podemos tirar desse livro.

Independência Financeira: O Guia do Pai Rico - Robert T. Kiyosaki

Outro livro de Kiyosaki para o investidor iniciante é a continuação de ''Pai Rico, Pai Pobre''.

“Independência financeira – O guia do pai rico” é um livro que ajuda o leitor a encontrar seu caminho para a independência financeira ao abandonar hábitos que te impedem de prosperar.

O livro convida o leitor a se questionar o porquê de algumas pessoas trabalharem menos e ganharem mais, como também repensar sobre suas próprias atitudes em relação ao dinheiro.

O Jeito Warren Buffett de Investir - Robert Hagstrom

O livro resume a essência da estratégia do maior investidor de todos os tempos, Warren Buffett, em princípios simples e acessíveis para investidores de todos os níveis.

Voltado mais para a parte de investimentos, o livro descreve a carreira do investidor e as decisões que foram essenciais para atingir o seu desempenho impressionante.

Faça Fortuna com Ações Antes que Seja Tarde – Décio Bazin

Um clássico da literatura brasileira de investimentos, o livro conta como era o mercado financeiro nas décadas passadas e mostra como trilhar um caminho seguro na Bolsa de Valores.

Na obra, Bazin retrata os cinco tipos de personagens que identificou no mercado: o manipulador, o especulador, o especulador novato, o investidor institucional e o investidor pessoa física.

Décio também divulga a sua tão famosa “fórmula” de investimentos que foca em empresas com poucas dívidas e com Dividend Yield superior a 6%.

O Homem Mais Rico da Babilônia - George S. Clason

Clássico das finanças pessoais, o livro escrito em 1926 traz lições ainda são muito atuais, sendo um dos mais recomendados e vendidos mundialmente.

“O homem mais rico da Babilônia” é um livro baseado nos segredos de sucesso dos antigos babilônios.

Na obra, George S. Clason mostra as sábias soluções para os problemas financeiros mais comuns como a falta de dinheiro e gestão de recursos.

Fala ainda da importância da busca por conhecimento e de assegurar uma renda para o futuro.

Veja um trecho do livro e como ele se encaixa perfeitamente na busca pela independência financeira:

Você aprendeu bem suas lições. Aprendeu primeiro a viver com menos do que podia ganhar. Depois aprendeu a aconselhar-se junto àqueles cuja competência deriva de suas próprias experiências. E, finalmente, aprendeu a fazer o ouro trabalhar para você.

O Investidor Inteligente - Benjamin Graham

“De longe, o melhor livro sobre investimentos já escrito”. Quem disse isso foi Warren Buffett.

Ele ainda continua: “Se você tiver que ler um só livro sobre investimentos em toda a sua vida, que seja esse”.

“O Investidor Inteligente” é uma espécie de bíblia para o investidor iniciante que busca investir como os grandes investidores de sucesso na Bolsa de Valores.

Na obra, Benjamin Graham aborda o conceito de investimento em valor (value investing) e a construção de riqueza no longo prazo.

Veja como analisar investimentos,  os diferentes princípios de investimento, comparações de estratégia e tudo que um dos melhores livros para o investidor iniciante precisa conter.

Quem Pensa Enriquece - Napoleon Hill

Quem Pensa Enriquece é uma obra best seller de Napoleon Hill publicada pela primeira vez em 1883. Desde então, vendeu mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo.

Qual será o segredo dos milionários? O que existe de diferente nas pessoas que atingem o sucesso e ficam ricas?

Napoleon Hill se dedicou a descobrir essas respostas e conseguiu.

Para isso, acompanhou de perto a ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo. 

Conviveu com grandes nomes como Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller, entre outros.

O autor encontrou 15 características comuns a todos esses grandes vencedores que incluem desejo, fé, conhecimento especializado, planejamento, persistência e uma espécie de sexto sentido. 

Ao contrário de muitos autores, Napoleon Hill não foi um investidor, mas dedicou-se por anos a entender o que formava os milionários.

Investimentos: Segredos de Soros e Warren Buffett - Mark Tier

Dois mega investidores, Warren Buffett e George Soros começaram do nada fizeram fortunas bilionárias por meio de investimentos.

No entanto, possuem estratégias completamente distintas.

Warren Buffett compra ações de boas empresas a preços abaixo do seu valor real pensando em permanecer com elas por muito tempo recebendo dividendos.

Já George Soros é famoso por suas apostas rápidas e de alta alavancagem no mercado financeiro. 

Porém, ambos possuem exatamente os mesmos hábitos e estratégias mentais.

Investimentos: Como Administrar Melhor seu Dinheiro - Mauro Halfeld

Outra edição nacional de livro sobre investimentos, esta obra mostra a importância de um orçamento pessoal organizado.

Além de dicas de como administrar bem o seu dinheiro e fazer com que ele renda mais.

Mauro Halfeld revela os erros mais comuns que as pessoas cometem ao administrar o dinheiro e o caminho que você precisa percorrer para conquistar a independência financeira.

Conclusão

Um bom planejamento financeiro, a mudança de mindset e a busca pelo conhecimento são fatores essenciais para investir bem.

Esses livros farão você se questionar o modo como está lidando com o dinheiro e te mostrarão estratégias para ganhar ainda mais dinheiro com investimentos.

Quer saber mais do segredo dos milionários para produzir riqueza permanente?

Então eu te convido a assistir a palestra “Os 7 Princípios do método KISS para viver de dividendos”.