Melhorar sua mentalidade financeira pode ter um grande impacto em seu sucesso e no alcance dos seus objetivos financeiros.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

A mentalidade é o aspecto mais importante da sua vida financeira, pois sem ela, nenhum planejamento ou execução pode melhorar sua situação financeira atual.

Quer saber o que faz uma pessoa ter sucesso com dinheiro e investimentos e a outra não? É simples. Muita coisa passa pela mentalidade deles quanto ao dinheiro.

O que você acredita sobre dinheiro, molda o seu mundo e como sua vida se desenrolará. 

Todos os dias, você tem o poder de tomar decisões que o levarão adiante financeiramente ou o atrasarão. É a sua mentalidade financeira quem determinará se conseguirá ou não. 

Você pode ter um bom nível de renda, uma excelente taxa de poupança, um plano e estratégia de investimento, mas sem a mentalidade financeira certa, será difícil de ir adiante.

Ter uma mentalidade pessimista em relação ao dinheiro pode levar a uma vida financeira ruim. 

Ter uma mentalidade mais otimista não significa que coisas boas acontecerão da noite para o dia, mas significa que você terá mais chances de tomar as medidas necessárias para alcançar o que deseja.

É a mentalidade financeira que o manterá focado e o levará adiante para alcançar seus objetivos, mas nem sempre é fácil manter a mente sob controle.

Atingir a mentalidade certa para construir riqueza significa trabalhar na maneira como você pensa, ter disciplina, ficar desconfortável e fazer o que é necessário para chegar ao seu objetivo final.

Atingir uma mentalidade financeira saudável é como ir à academia. É preciso trabalhar continuamente para mantê-la, caso contrário, ela começará a se deteriorar.

Dito isso, vamos ver 10 maneiras de melhorar sua mentalidade financeira e mudar sua percepção sobre dinheiro para que possa atingir suas metas financeiras mais facilmente.

1. Decida ter sucesso financeiro

Ficar rico começa muito antes de abrir sua conta na corretora ou fazer o primeiro investimento. Começa com uma decisão simples, mas profunda: decidir ser rico.

Ter essa convicção é um impulso incrível para sua mentalidade. 

Com essa decisão, você está dizendo a si mesmo que pode fazê-lo. Isso, por sua vez, significa decidir se comprometer com a jornada e confiar no processo.

Caso contrário, estará menos inclinado a fazer o que for necessário para realmente construir riqueza.

2. Determine seus valores de vida

Depois de decidir que será rico, determine o motivo de querer esse sucesso financeiro.

Ter claro o seu "porquê" ajuda a desenvolver a motivação de que precisa para chegar onde almeja.

Por que você quer economizar dinheiro? Para comprar sua casa, trocar de carro, alcançar a independência financeira, proporcionar qualidade de vida para a sua família?

Conhecer o seu "porquê" será o seu maior motivador. Especialmente nos momentos em que as coisas não estão indo exatamente como planejou.

3. Foque no que realmente importa para você

Quando se trata de construir riqueza e melhorar sua mentalidade financeira, você deve deixar de lado os padrões e seguir o que funciona para você.

Não se prenda a padrões definidos pelo mundo e evite a comparação com os outros.

Quaisquer que sejam seus objetivos, concentre-se em seus próprios padrões e no que o dinheiro significa para você em relação ao que deseja em sua vida.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

4. Fique confortável com o desconforto

Ansiedade e medo são subprodutos naturais quando você deseja realizar algo grande. Existe o medo do desconhecido, o medo da mudança, o medo do fracasso.

Em muitos casos, o medo pode parar você no meio do caminho, especialmente quando começa a inventar coisas em sua cabeça sobre todos os "e se" (que na maioria das vezes, nunca acontece).

"E se eu perder dinheiro? E se eu fracassar? E se eu não tiver o conhecimento suficiente?"

Esses pensamentos podem ocorrer, nesse caso você tem duas opções. 

A primeira escolha é deixar o medo te manter preso onde está.

A segunda e melhor escolha é abraçar o medo como parte da jornada, mas deixar que ele te impeça.

Ao melhorar sua mentalidade financeira, você foca no seu "porquê" e toma atitudes para minimizar os riscos do processo.

Para cada medo que você tem, provavelmente existe uma ação (mesmo que seja apenas uma pequena) que você pode tomar para combatê-lo. 

Por exemplo, você tem medo de começar a investir? Então inicie seus estudos para entender como o mercado funciona. 

Tem medo de não ter tempo para cuidar dos investimentos ou não saber a hora certa de entrar ou sair de um ativo? Então contrate um consultor de investimentos para te auxiliar na jornada.

Lembre-se constantemente, não importa o quão assustador possa ser, que você pode fazer isso. 

Se concentre em dar pequenos passos todos os dias e, antes que perceba, você terá feito um grande progresso.

5. Expresse gratidão

Expressar gratidão é um dos melhores exercícios para melhorar a mentalidade financeira, pois assim você ajusta no que foca. 

Quando se é grato, você se concentra mais nas coisas que tem e pelas quais aprecia, bem como em tudo de bom que aconteceu com você.

A gratidão também gera contentamento em sua vida,  o que é fundamental para a construção de riqueza, porque quando você está satisfeito com o que tem, é menos compelido a gastar por gastar, a fim de obter satisfação material.

6. Use afirmações para melhorar sua mentalidade de dinheiro

É fácil deixar a negatividade invadir a mente. No entanto, você pode combater esses pensamentos ruins com bons! 

Usar afirmações financeiras positivas como parte de sua rotina diária é outro dos principais exercícios de mentalidade financeira para começar.

Estudos mostram que praticar afirmações positivas  pode reprogramar seu cérebro e melhorar sua perspectiva, criando uma mentalidade financeira mais saudável.

7. Não fique remoendo seus erros financeiros do passado

Se você se culpa por seus erros financeiros do passado , é hora de parar. Por que? Porque o fracasso é o caminho para o sucesso! 

Todos nós cometemos erros e já tivemos problemas financeiros. O melhor a fazer é usá-los para aprender lições e crescer financeiramente.

Portanto, em vez de insistir no que fez de errado, use essas experiências passadas como uma ferramenta para um plano financeiro melhor.

8. Deixe de lado as crenças limitantes sobre dinheiro

Abandonar as crenças limitantes é outro passo fundamental para criar uma mentalidade positiva sobre o dinheiro. 

Como o próprio nome diz, crenças limitantes só limitam você. 

Para mudar esse padrão mental negativo, primeiro tome consciência de suas crenças, depois, use suas afirmações diárias para romper com os velhos padrões e estabelecer novos.

9. Aprenda com os grandes investidores

Inspirar-se em grandes investidores de sucesso é uma das melhores maneiras de impulsionar sua mentalidade financeira. 

Conhecer suas trajetórias e dificuldades até o sucesso ajuda você a perceber que até os maiores cometeram erros financeiros. 

Então você não precisa carregar culpa ou vergonha por seus erros do passado.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

10. Obtenha ajuda com um consultor de investimentos

Entre todas as maneiras de melhorar sua mentalidade financeira, a mais eficaz é obter ajuda com um consultor de investimento.

Ter a mentalidade certa sobre dinheiro pode fazer toda a diferença quando se trata de alcançar seus objetivos financeiros e de vida. No entanto, exigirá foco e trabalho constantes.

É tudo uma questão de definir as intenções certas e manter seus objetivos em mente. 

Você é mais do que capaz de ajustar e melhorar sua mentalidade financeira e as recompensas valerão a pena.

O melhor é que você não precisa fazer isso sozinho.

Um dos pilares das melhores consultorias de investimentos é trabalhar também o aspecto comportamental do investidor.

Lembre-se que não adianta ter o melhor plano de investimentos, uma carteira montada e diversificada, se em momentos difíceis do mercado o investidor não tiver a mentalidade financeira correta.

Os maiores e mais caros erros de investimentos ocorrem por conta de vieses comportamentais.

Por isso, é fundamental contar com o suporte de um consultor para enfrentar esses momentos de turbulência.

Segundo estudo da Vanguard, o pilar de coaching comportamental corresponde a metade do valor agregado do consultor de investimentos.

Não deixe que os vieses comportamentais impactam negativamente suas decisões de investimento.

Decida racionalmente a contar com ajuda especializada para melhorar seus resultados.

Informe o DDD + 9 dígitos