10 Dicas Financeiras Para Quem Está na Faixa dos 20 e Poucos Anos
|

10 Dicas Financeiras Para Quem Está na Faixa dos 20 e Poucos Anos

O que você faz com seu dinheiro aos 20 anos pode determinar seu sucesso financeiro aos 30.

Por
Atualizado em 11/06/2021

Quem começa a administrar o dinheiro com inteligência aos 20 e poucos anos tem mais tempo para aprender (e até mesmo errar), além de obter um bom patrimônio com essas 10 dicas financeiras.

Especialistas em finanças pessoais são unânimes em afirmar que, quanto antes a pessoa começar a poupar, mais fácil será para atingir a independência financeira, já que o custo da espera para começar a investir é alto.

A faixa dos vinte e poucos anos é uma fase crítica quando falamos em gerenciar receitas e despesas pessoais. 

Se você está nessa fase da vida, ainda tem o tempo a seu favor e, se agir de forma inteligente nesse início da jornada, poderá colher os frutos mais rápido.

Para isso, a educação financeira tem papel fundamental no seu sucesso. Outro ponto-chave é a disciplina de poupar sempre e investir com consciência. 

Infelizmente é comum as pessoas só começarem a se preocupar com o futuro depois dos 30, mas até lá já se foram 10 anos que seu patrimônio poderia estar aumentando.

Para você não chegar na aposentadoria se lamentando por não ter começado antes, aqui estão as 10 dicas financeiras para quem está na faixa dos 20 anos.

Se você já passou, não se preocupe, ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo e também repassar essas dicas para seus filhos.

1- Assuma mais riscos

Este é o momento de assumir maiores riscos, de errar e aprender com seus erros. Aos 20 e poucos você tem o tempo do seu lado. 

Por isso, não pense que tem muito a perder se falhar. Geralmente, nessa fase, se você cair, não cai tão longe.

Agora, quando você for mais velho, tiver uma hipoteca, filhos, contas e uma carreira, será muito mais arriscado. Caso falhe, as consequências serão piores.

Pense em um risco que o assusta, pode ser começar um negócio, fazer um mochilão pelo mundo, então pense no risco versus recompensa. Se não der certo, o que você pode perder? 

É muito comum ouvir das pessoas mais velhas que elas se arrependem de não ter feito tal coisa quando era mais jovem.

Adivinhe, você é “mais jovem”, agora é a hora! 

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

2- Invista em você

O megainvestidor, Warren Buffett, já dizia: O melhor investimento que você pode fazer é em você mesmo. 

Isso é ainda verdadeiro quando você é mais jovem, uma vez que consegue se beneficiar da educação por mais tempo. E não é apenas educação formal ou diplomas a que me refiro. 

Investir em si mesmo significa qualquer coisa em que você esteja aprendendo e crescendo. Isso inclui leitura, cursos online, certificações, programas de desenvolvimento pessoal, entre outros.

Você é o seu melhor ativo e quanto mais investir em si mesmo, mais valioso se tornará. 

Hoje em dia existem muitos cursos gratuitos disponíveis. Quer aprender como começar a investir? Baixe gratuitamente o e-book “Como Investir Começando do Zero”.

Mas não tenha medo de gastar dinheiro para crescer. Lembre-se que isto será um investimento para você ganhar mais.

Banner will be placed here

3- Invista de maneira simples

A principal razão pela qual as pessoas têm dificuldades financeiras é porque tomam decisões desinformadas ou simplesmente não tomam nenhuma decisão financeira.

Essa paralisia financeira é real. Há um mito de que administrar o dinheiro e investir é difícil. Você não precisa ser um especialista para ganhar dinheiro com ações. 

Existem sim formas de deixar o investimento extremamente complexo, mas elas não são as mais rentáveis e só afastam os investidores, além de aumentar o risco.

Publiquei recentemente meu livro de finanças pessoais, “Fique Rico Investindo de Maneira Simples“. Nele, eu descomplico os investimentos e te apresento os princípios do método KISS, uma forma segura, lucrativa e acessível para investir em ações.

4- Mova-se para a oportunidade

Mover-se para a oportunidade é estar em um lugar onde a oportunidade existe, é deixar que a tal “sorte” o encontre. Mas para isso, você não pode ficar imóvel, precisa se mexer.

É fácil ser passivo perante a vida e as oportunidades. O problema é que quando você não assume um papel ativo em sua própria vida, você se torna apenas um fantoche para os outros.

Isso não significa que você precisa ter todas as respostas, mas que precisa reservar um tempo para pensar e planejar o que deseja ser e obter. E o mais importante, ser o arquiteto de sua própria vida e ir em busca do que deseja.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

5- Busque crescer sempre

A diferença entre uma vida medíocre e uma vida incrível é a sua atitude.

Seja obcecado por crescimento. Isso significa aprender, experimentar e se tornar uma versão melhor de si mesmo a cada dia

Não tenha medo de sair de sua zona de conforto. Tudo que o desafia, o levará ao crescimento.

6- Desenvolva o hábito de poupar / investir

Criar o hábito de economizar e investir desde cedo ajuda a desenvolver a disciplina de poupar sempre.

Comece mesmo com pouco. O valor é menos importante agora. 

Assim, conforme for crescendo na sua profissão e ganhando mais dinheiro, já terá a “memória” de economizar e investir. 

7- Diploma não é garantia de sucesso

Durante muito tempo ter um diploma de nível superior era visto como uma solução para mudar de vida. Contudo, a faculdade sozinha não é garantia de bons empregos e ótimos salários.

Empresas de tecnologia, por exemplo, como Google, Amazon e Apple não exigem mais diploma de ensino superior para contratar seus funcionários.

O que garante o sucesso é o conhecimento aliado à prática e à atitude desse profissional. Cada vez mais as realizações irão importar mais do que o currículo e o diploma. 

8- Não ostente

Aos 20 e poucos anos é comum as pessoas quererem ostentar carros, roupas de marca, acessórios, celulares de última geração, porém, cuidado.

Aprenda desde cedo a diferença entre desejo e necessidade.

Você pode querer ter um carro importado, mas você precisa? E o mais importante, você pode pagar por isso?

Dívidas ruins só atrasam seu plano financeiro. 

Enquanto os outros estão preocupados em se exibir, se preocupe em cuidar do seu futuro. Quando for a hora, poderá ter ainda mais do que imaginou, basta não antecipar seus sonhos.

Como os Milionários Investem? Conheça os 10 Passos para ser um Investidor de Sucesso”.

9- Cerque-se de pessoas melhores que você

Estudos sugerem que nossos comportamentos e bem-estar geral são influenciados por aqueles que estão ao nosso lado

Dentre as descobertas está a do pesquisador e autor da National Geographic, Dan Buettner.

Estudando os hábitos das pessoas que moram nas chamadas zonas azuis, regiões do mundo onde as pessoas vivem muito mais do que a média, ele percebeu que as amizades positivas eram um tema comum nessas áreas. 

Em Okinawa, no Japão, por exemplo, os habitantes formam uma rede de amizade chamada moai, onde se apoiam socialmente, emocionalmente e mesmo financeiramente para a vida toda. 

Não dá para negar que existem dois tipos de pessoas: aquelas que lhe dão energia e o ajudam a crescer e aquelas que sugam sua energia e o enfraquecem. 

Se você quer criar uma vida incrível e cheia de significado, cerque-se de pessoas que possuem interesses, paixões e valores parecidos. Pessoas que o empurrem a um padrão mais elevado.

10- Cuide da sua saúde

Converse com qualquer pessoa que já teve um problema de saúde e eles dirão que a vida para.

Quando você enfrenta um problema físico ou emocional, não consegue pensar de forma criativa, não consegue fazer seu trabalho direito, suas relações interpessoais ficam comprometidas.

Sim, aos 20 e poucos anos você é jovem e provavelmente tem muita energia, mas agora é a hora de desenvolver bons hábitos de saúde

Isso significa fazer do exercício uma prioridade e alimentar-se de forma saudável, isso são coisas que o ajudarão a ter um desempenho máximo. 

Não negligencie sua saúde. Seu corpo e sua mente são o seu maior patrimônio. Certifique-se de que está investindo neles.

Segredo da Riqueza

O Que Ler Agora...

Mostrar Mais

PUBLICIDADE