Junho foi um período impulsionado, principalmente, pela possibilidade de novos aumentos na Taxa Selic, diante da aceleração da inflação no Brasil, e pela expectativa de recuperação econômica nacional.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Com isso, o mês também foi marcado pela continuidade do movimento de desvalorização do dólar frente ao real.

No mercado de capitais, na primeira semana do mês, o Ibovespa foi beneficiado por essa perspectiva positiva de retomada econômica, atingindo a pontuação histórica de 131.190.

Entretanto, a repercussão do Comitê de Política Monetária (Copom) e a entrega do projeto da reforma tributária, que propõe mudanças na tributação de dividendos, geraram efeitos negativos sobre o índice Bovespa.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Já no exterior, o cenário inflacionário também permaneceu no radar dos investidores, que acompanharam a divulgação de dados de consumo dos norte-americanos vindo alinhado com a expectativa do mercado financeiro.

Enquanto isso, ainda é importante estar atento às próximas decisões do FOMC, comitê monetário do Fed, que sinaliza que expansões na taxa básica de juros americana podem ser realizadas já no ano de 2023.

A partir desse contexto do mercado financeiro global e nacional, a Toro Investimentos divulgou suas recomendações para o mês de julho.

Avaliação por Setores da Economia

A corretora de valores apresentou sua análise de três setores que devem ter destaque no próximo mês.

Varejo

É possível observar um movimento de reestruturação do varejo nacional, que se prepara cada vez mais para era digital, que teve seu crescimento forçado pela pandemia.

Ainda assim, mesmo com a reabertura das lojas físicas, esse movimento de ampliação do market share deve continuar. O e-commerce no Brasil ainda está dando seus primeiros passos.

Outro ponto que leva crer numa continuação das altas no mês de julho para o varejo de bens duráveis e vestuário é a resistência do setor mesmo diante da correção do mercado em geral, observada nas últimas semanas de junho.

Com a retomada das atividades e a vacinação da população contra o coronavírus, ativos de empresas de valor que sofreram desconto durante a pandemia devem se valorizar com convicção.  

Commodities

Após as ações de siderurgia e mineração operarem em um movimento de queda, no mês de julho as ações do setor de commodities podem voltar a subir.

Em um primeiro momento o mercado reagiu volatilidade dos preços das commodities, tendo em vista a retomada do preço delas as ações negociadas na B3 também retornaram às altas.

Além disso, companhias que operam com importantes matérias-primas como aço, minério, celulose e proteína animal tendem a se beneficiar com a recuperação global da economia, tendo em vista sua forte exposição a exportação.

Serviços Financeiros

Já o setor de serviço financeiro sofreu fortes quedas no início do ano até meados do mês de maio, quando houve uma importante retomada do movimento comprador desses ativos.

Outro ponto importante é o patamar de preço atrativo que essas ações ainda operam, patamar esse que pode atrair novos investidores e assim impulsionar o fluxo comprador imediato do setor. 

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Ativos Recomendados para Julho

Confira abaixo a seleção de ações indicada pela Toro Investimentos.

USIM5

A Usiminas (USIM5) vem sendo beneficiada pela forte demanda externa e pelo crescimento da demanda doméstica, em função da retomada econômica mundial e dos investimentos voltados para infraestrutura.

Esse cenário deve permanecer ao longo de todo o ano de 2021, com a companhia sendo favorecida, principalmente, pela alta demanda chinesa.

Tais fatores embasam a recomendação dos ativos USIM5 em julho, feita pela Toro.

CSNA3

Com atuação em cinco grandes setores: siderurgia, mineração, logística, cimento e energia, a CSN (CSNA3) vem realizando um processo de desalavancagem financeira, visando reestruturar a sua dívida.

Somado a isso, a companhia também tem se beneficiado da demanda chinesa aquecida por minério de ferro, se favorecendo também da recuperação econômica observada nos principais mercados mundiais.

Com isso,  o cenário tende a permanecer positivo para a empresa, o que sustenta a recomendação de compra de CSNA3 em julho.

KLBN11

Atualmente, a Klabin (KLBN11) tem apresentando boa evolução dos seus resultados, principalmente sob o aspecto operacional.

Além disso, a companhia está presente em um setor de grande relevância, através do fornecimento de produtos para os mercados de alimentos e higiene, que foram itens essenciais desde o início da pandemia.

Outro ponto que reforça a tese de compra do ativo é a gestão ativa da empresa, que deve focar em novas aquisições para manter seu processo de expansão ao Projeto Puma II.

O preço da principal commodity atrelada a Klabin, a diminuição dos estoques de celulose na China e a valorização dos seus preços mercado afora pode trazer impacto nas ações da companhia negociadas na B3.

PETR4

Acreditamos que as ações da Petrobras (PETR4) se encontram bem descontadas no atual patamar e também estão com múltiplos mais descontados diante dos pares internacionais.

Com a perspectiva positiva para o aumento na demanda por petróleo e seus derivados no atual período de retomada econômica, surge um potencial de valorização para os papéis PETR4.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

MRFG3

A segunda maior produtora de carne bovina do mundo, o desempenho da Marfrig (MRFG3) vem sendo auxiliado pelo aumento da demanda mundial pela commodity e pelo câmbio favorável para as exportações.

A companhia ainda se beneficia do forte ciclo do gado nos Estados Unidos e da diversificação do seu portfólio de produtos.

Tais fatores embasam a recomendação da Toro para a compra dos ativos MRFG3 em julho.

MGLU3

A Magazine Luiza (MGLU3) se tornou referência no varejo nacional, principalmente no e-commerce, ao longo dos últimos anos.

A empresa apresenta uma operação cada vez mais acertada e conseguiu performar muito bem mesmo ao longo da pandemia.

Nos últimos meses, a performance do papel desanimou na bolsa de valores, com o ativo voltando a patamares de preço atrativos.

A volta do otimismo com o consumo e o setor varejista se aliam ao recente anúncio de entrada da companhia no varejo físico no Rio de Janeiro.

Assim, a Magalu continua sendo uma boa alternativa de compra para o mês de julho, segundo a Toro.

AMAR3

Considerada a maior rede de moda feminina nacional, a Marisa (AMAR3) desenvolve e comercializa uma ampla variedade de produtos através da sua marca corporativa.

A companhia vem realizando sua reestruturação em conjunto com o processo de digitalização, o que gera perspectivas positivas para seu desempenho futuro.

Já as ações negociadas na B3 vêm operando em patamares de preço cada vez mais alto nos últimos tempos, mesmo diante da correção observada no mercado nas últimas semanas de junho.

Com isso a Toro acredita que o ativo possa permanecer nesse viés altista ao longo do mês de julho.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

BIDI11

Inserido em um setor de difícil competição, o Banco Inter (BIDI11) vem buscando ampliar sua participação no mercado através de uma série de inovações.

Dessa forma, o modelo adotado pela companhia visa simplificar e desburocratizar a sua interface, enquanto se abstém de cobrar uma série de taxas comumente presentes nos bancos tradicionais.

Essa postura tem gerado um crescimento expressivo de suas métricas operacionais e de sua base de clientes.

Considerando que essa estratégia continuará beneficiando o desempenho da empresa, a Toro recomenda a compra de BIDI11 em julho.

B3SA3

Uma das companhias com maior capacidade tecnológica do mercado financeiro mundial, a B3 (B3SA3) conta com atuação monopolística no mercado de capitais brasileiro.

A sua governança, gestão e eficiência operacional proporcionam boa rentabilidade e margens altas para a empresa.

A companhia também vem sendo beneficiada pelo aumento na base de investidores e pelo crescimento do volume total de ofertas públicas iniciais (IPOs) e oferta subsequente de ações (follow-on).

Sendo assim, as perspectivas são positivas para o ativo B3SA3 no mês de julho.

TOTS3

Com atuação diversificada em vários segmentos econômicos, a Totvs (TOTS3) é considerada líder no mercado de sistemas de gestão empresarial.

A companhia também se destaca pela postura de melhoria operacional para redução de custos e despesas, enquanto tem realizado um projeto continuado de expansão de seus negócios.

Além disso, a empresa segue focada em alterar a natureza das suas receitas, concentrando-se na venda de subscrições.

Dessa forma, Toro considera que o investimento em TOTS3 é uma boa opção para o mês de julho. 

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a visão da Toro Investimentos, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.