O mês de novembro encerrou sendo o quinto mês consecutivo de queda do Ibovespa, fechando na região do 101 mil pontos, queda de -2,45%.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Dentre os demais índices acionários, foram poucos que conseguiram fechar o mês fora do vermelho e o destaque positivo ficou para o índice IMAT (Índice de Materiais Básicos) e o IMOB (Índice Imobiliário).

Assim, dezembro deve começar com o mercado financeiro atento à possível perda dos 100 mil pontos ou o rompimento dos 108,700 mil, que podem dar indício das movimentações já para o começo de 2022.

Este mês de novembro foi marcado pela preocupação com o cenário econômico brasileiro. O Boletim Focus elevou a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e baixou a expectativa do Produto Interno Bruto (PIB) para este ano.

Já no cenário político brasileiro, o mercado financeiro acompanhou as preocupações sobre o rumo da PEC dos Precatórios, o que influenciou movimentos na bolsa.

A atenção agora está na tramitação da proposta no Senado até o formato final do texto, que definirá em quanto será a elevação dos gastos do Governo Federal no próximo ano.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

No cenário externo, enquanto o mercado financeiro global ainda se entusiasmava com a divulgação dos últimos indicadores econômicos dos Estados Unidos, uma nova variante da Covid-19 assustou autoridades e investidores.

Com isso, a última sexta-feira de novembro foi marcada pelo cenário de queda nas principais bolsas de valores ao redor do mundo, incluindo o Brasil.

A Ômicron, nova cepa detectada na África do Sul, já impactou os mercados mundo afora e novos casos seguem sendo confirmados em outros países.

Ao longo do mês esse pode ser um fator importante, enquanto os cientistas tentam descobrir o grau de transmissibilidade e a resistência da variante às vacinas.

A partir desse contexto do mercado financeiro global e nacional, a Toro Investimentos divulgou suas recomendações para o mês de dezembro.

Setores em Destaque

A corretora de valores apresentou sua análise de dois setores que devem ter destaque no próximo mês.

Serviços financeiros

Após terem sido impactados pela redução de spreads quando a taxa de juros encontrava-se nas mínimas históricas, uma vez que os juros baixos propiciaram maior oferta de crédito e mais competitividade para o setor, os bancos podem se beneficiar de um ciclo de alta da Taxa Selic.

Isto tende a acontecer porque agora o movimento esperado diante de juros maiores é o contrário: crescerá também o nível de risco na concessão de empréstimos e financiamentos, o que implica naturalmente em um prêmio maior para remunerar as instituições credoras.

Além dos bancos, seguradoras, empresas de cartões de crédito e de meios de pagamento tendem a se beneficiar com o aumento da taxa básica de juros.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

Commodities

Atualmente, os preços das principais commodities negociadas no mundo têm apresentado forte volatilidade.

No período, alguns fatores afetaram o desempenho de empresas brasileiras produtoras de commodities, como: novas restrições contra o coronavírus, menores estímulos governamentais, escassez de insumos para a produção e as regulações do governo chinês sobre a produção do aço.

Porém, apesar do viés de queda para os preços de tais matérias primas, um cenário de correção pode acontecer em dezembro, considerando que alguns ativos já demonstram inflexão.

Ativos Recomendados para Outubro

Confira abaixo a seleção de ações indicada pela Toro Investimentos.

AMZO34

A Amazon.com (AMZO34) é uma multinacional de tecnologia estadunidense, focada no e-commerce, além de ter atuação em computação em nuvem, streaming e inteligência artificial.

Trata-se de uma das empresas mais valiosas do mundo, além de ser a maior companhia de internet em receita no mundo.

Mais do que isso, com base na receita e na capitalização de mercado, a Amazon consiste na maior vendedora virtual do globo, provedora e assistente de inteligência artificial, plataformas de transmissão ao vivo e de computação em nuvem.

Então, a Toro acredita que os próximos meses deverão ser positivos para a companhia em função de datas como a Black Friday e compras para o natal.

BBAS3

O Banco do Brasil (BBAS3) é uma instituição financeira sob controle do Governo Federal, que detém cerca de 50% do total de ações da companhia, composta na forma de empresa de economia mista.

A companhia pode se beneficiar dos spreads, em função dos aumentos das taxas básicas de juros projetadas e intenso investimento em tecnologia, a partir da ampliação de suas operações em serviços digitais.

Em uma análise de preço, as ações dos grandes bancos encontram-se em um cenário de inflexão dos preços, assim como BBAS3.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

DXCO3

Com a reestruturação de sua marca a antiga Duratex ganhou novo nome, agora Dexco (DXCO3).

A companhia também anunciou um plano de crescimento bilionário até 2025, com foco no aumento da capacidade de melhoria em diversas linhas de negócio.

Apesar dos efeitos econômicos adversos provocados pela pandemia de Covid-19, os setores de reformas e de construção civil vem registrando recuperação acelerada, o que favorece o desempenho da Dexco, que atua em três divisões importantes para o setor sendo eles: Madeira, Deca e Revestimentos Cerâmicos.

Assim como outros ativos, DXCO3 vem apresentando uma reversão para altas desde o início de novembro, abrindo espaço para novas compras.

FBOK34

O Facebook ganhou um novo nome, agora Meta (FBOK34).

Essa mudança demonstra a intenção de evoluir para a criação de um metaverso, sendo uma das maiores empresas do mundo tendo em vista a consolidação do mercado de publicidade digital.

Por isso, a Toro acredita que a companhia consiga avançar na construção de plataformas que atraiam e incentivem os criadores de conteúdo, oferecendo soluções de e-commerce.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

MCDC34

O Mc Donald’s (MCDC34) é a maior cadeia mundial de restaurantes fast-food, atendendo milhões de clientes por dia em mais de 100 países pelo mundo.

Com uma marca forte e reconhecida mundialmente, o Mc Donald’s possui uma execução de invejar e é referência no setor além de contar com diversos ganhos de escala.

Recentemente a companhia divulgou números fortes referentes ao 3T21, superando as expectativas do mercado.

A empresa mostrou sua capacidade de aumentar preços, o que acabou compensando a alta nos custos trabalhistas e com insumos.

PETR4

Atuando de maneira integrada na exploração e produção de petróleo, a Petrobras (PETR4) vem executando de forma positiva o seu plano de reestruturação, que se baseia na estratégia de gestão de portfólio, através de vendas e desinvestimentos.

Apesar da perspectiva de desaceleração da retomada econômica, diante da divulgação de indicadores mais fracos, a Petrobras deve continuar se beneficiando da atuação de forma monopolista na produção e refino de petróleo no Brasil.

A companhia ainda conta com uma forte geração de caixa e com um portfólio diversificado em geografia e clientes.

Analisando os preços, a Toro acredita que, se a PETR4 conseguir superar a barreira dos R$ 30,00, o movimento comprador pode intensificar.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

PRIO3

Ao longo dos últimos anos, a PetroRio (PRIO3) vem apresentando um desempenho financeiro satisfatório em relação à sua reestruturação, diante da decisão da empresa de focar no desenvolvimento de poços maduros e não mais atuar na descoberta de campos.

Com isso, a empresa vem adotando uma estratégia agressiva e bem-sucedida de aquisições, o que impulsiona o seu crescimento, fato verificado pelas altas margens e elevados indicadores de rentabilidade ante os principais pares.

Olhando para os preços das ações PRIO3, há um importante recuo nas últimas semanas. A Toro considera que esse recuo é importante para que um novo movimento comprador se estabeleça.

RUMO3

A Rumo Logística (RAIL3) é uma companhia nacional que opera no segmento logístico de transporte ferroviário de armazenagem e elevação portuária, sendo a maior do setor no país.

Recentemente a Rumo tem focado nos projetos de novas ferrovias no estado de Mato Grosso, projeto este que aumenta de forma significativa a área de influência da Empresa na região.

Analisando o comportamento do preço das ações, a Toro acredita que com a RAIL3 apresentando uma inflexão desde o final de outubro, abrindo espaço para um cenário comprador do ativo.

Quer Investir na Bolsa com Segurança? Veja a Melhor Ação de Dividendos Hoje.

SUZB3

Detendo posição de destaque entre as maiores produtoras de celulose e integradas de papel do mundo, a Suzano (SUZB3) se beneficia da elevada demanda mundial por seus produtos.

Entretanto, a Toro observa que os preços do papel e da celulose tendem a ser impulsionados pelo crescimento da demanda por embalagens, em razão da expansão do e-commerce, e por papéis sanitários, em consequência do aumento da preocupação com questões relacionadas à higiene.

Analisando os preços das ações da companhia, após sofrer um recuo abaixo dos R$ 50,00, a Toro já identifica uma retomada do movimento comprador, o que contribui com nossa tese de compra para o mês de dezembro.

USIM5

Considerada uma das maiores siderúrgicas do país, a Usiminas (USIM5) atua de forma verticalizada ao longo da cadeia do aço, com atividades nas áreas de mineração, logística, bens de capital, centros de serviços e soluções customizadas para a indústria.

Apesar da volatilidade apresentada atualmente pelo setor de commodities, que tem impactado as ações de companhias do segmento, acreditamos que os programas de infraestrutura tendem a beneficiar as ações da Usiminas e mitigar esses efeitos.

Analisando o comportamento dos preços, a Toro observa que a USIM5 tem formado um cenário de reversão para as altas e o rompimento da resistência dos R$ 14,00 deve impulsionar ainda mais esse viés.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Disclaimer: Declaro que as informações contidas neste texto são públicas e que refletem única e exclusivamente a visão da Toro Investimentos, sem refletir a opinião do The Capital Advisor ou de seus controladores.