A Tesla (TSLA34) vai demitir mais de 10% de sua força de trabalho global, de acordo com um memorando enviado aos funcionários pelo CEO Elon Musk.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“À medida que preparamos a empresa para a nossa próxima fase de crescimento, é extremamente importante olhar para todos os aspectos da empresa para reduzir custos e aumentar a produtividade”, disse Musk no memorando obtido pela CNBC.

“Como parte deste esforço, fizemos uma revisão completa da organização e tomamos a difícil decisão de reduzir o nosso número de funcionários em mais de 10% globalmente”, afirma o memorando.

A Tesla tinha 140.473 funcionários em dezembro de 2023.

As ações da Tesla sofreram uma queda nos últimos meses, caindo 31% no acumulado do ano, em meio à diminuição da demanda por veículos elétricos e ao aumento da concorrência das montadoras chinesas, que se beneficiam dos subsídios de Pequim. 

Um desses rivais, a BYD, ultrapassou a Tesla no ano passado para se tornar o maior vendedor mundial de veículos elétricos.

Musk já reconheceu que a China é uma forte concorrente de sua empresa.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

“Há muitas pessoas por aí que pensam que as 10 maiores empresas automobilísticas serão a Tesla, seguida por nove empresas automobilísticas chinesas. Acho que elas podem não estar erradas”, disse Musk em novembro, informou a CNBC.

A empresa norte-americana relatou no início deste mês seu primeiro declínio anual nas entregas de veículos desde 2020, quando a pandemia de Covid-19 interrompeu a produção alheia à demanda – as entregas no primeiro trimestre caíram 8,5% no ano, para 386.810 no primeiro trimestre, com a produção caindo 1,7% em relação ao ano anterior e 12,5% sequencialmente.

Desde então, a empresa também recorreu à redução do preço de subscrição do seu sistema premium de assistência ao condutor, o pacote Full Self-Driving, para clientes dos EUA – num movimento que contraria fortemente as promessas anteriores de Musk de que a taxa FSD só aumentaria à medida que aumentasse. Tesla reforça os recursos e funcionalidades do sistema.

Mas o aperto na margem operacional da empresa – que atingiu 8,2% no quarto trimestre , abaixo dos 16% do ano passado – permanece, e a Tesla alertou os investidores para se prepararem para o fato de que o crescimento do volume de veículos este ano “pode ser notavelmente menor” do que a taxa registrada em 2023, observando que está “atualmente entre duas grandes ondas de crescimento”.

Os desafios logísticos exacerbaram os problemas da Tesla este ano. O fornecimento de componentes da empresa foi vítima de interrupções causadas pelos ataques marítimos Houthi iemenitas no Mar Vermelho, enquanto a mega fábrica da montadora perto de Berlim, na Alemanha, foi forçada a suspender brevemente a produção devido a uma suspeita de incêndio criminoso em uma subestação de eletricidade próxima.

A Tesla publicará seus resultados financeiros do primeiro trimestre na terça-feira, 23 de abril.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

Veja o memorando completo de Musk obtido pela CNBC:

"Ao longo dos anos, crescemos rapidamente com múltiplas fábricas em expansão em todo o mundo. Com este rápido crescimento, houve duplicação de funções e funções em determinadas áreas. À medida que preparamos a empresa para a nossa próxima fase de crescimento, é extremamente importante analisar todos os aspectos da empresa para reduzir custos e aumentar a produtividade.

Como parte deste esforço, fizemos uma revisão completa da organização e tomamos a difícil decisão de reduzir o nosso número de funcionários em mais de 10% globalmente. Não há nada que eu odeie mais, mas deve ser feito. Isso nos permitirá ser enxutos, inovadores e ávidos pelo próximo ciclo da fase de crescimento.

Gostaria de agradecer a todos que estão deixando a Tesla pelo seu trabalho árduo ao longo dos anos. Estou profundamente grato por suas muitas contribuições para a nossa missão e desejamos-lhe felicidades em suas oportunidades futuras. É muito difícil dizer adeus.

Aos restantes, gostaria de agradecer antecipadamente pelo difícil trabalho que ainda temos pela frente. Estamos desenvolvendo algumas das tecnologias mais revolucionárias em automóveis, energia e inteligência artificial. À medida que preparamos a empresa para a próxima fase de crescimento, a sua determinação fará uma enorme diferença para nos levar até lá.

Obrigado,
Elon".

Fonte: CNBC

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.