GLOSSARIO
Regra Pico-Fim
O que é a Regra Pico-Fim. Significado, conceito, para que serve e como funciona.
O que é Regra Pico-Fim?
Regra Pico-Fim (do inglês Peak-End Rule) é uma regra psicológica em que uma experiência é lembrada e avaliada com base no ponto máximo (mais intenso) da experiência e/ou no final da experiência.
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Essa regra também pode ser vista como um viés cognitivo.
A ideia é que as lembranças de eventos são fortemente impactadas pelas interpretações de partes separadas dos eventos experimentados, e não pelo resultado geral da experiência como um todo.
A teoria do Pico-Fim foi criada pelo psicólogo israelense Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel de economia em 2002.
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Entendendo a Regra Pico-Fim
A melhor definição da Regra Pico-Fim é definida pelo seu próprio autor:
“A regra de pico-fim é uma heurística psicológica em que as pessoas julgam uma experiência em grande parte com base em como se sentiram em seu pico (ponto mais intenso) e em seu final, em vez de com base na soma total ou média de cada momento da experiência."
Dessa forma, quando as pessoas avaliam uma experiência, tendem a esquecer ou ignorar sua duração.
Em vez disso, se avalia a experiência com base em dois momentos-chave:
- o melhor ou pior momento, conhecido como o pico;
- o final, quando temos o resultado.
Com isso, quando avaliamos nossas experiências, não o fazemos a partir do cálculo da média de nossas sensações a cada instante.
Conforme a literatura que avalia este efeito psicológico, um momento de pico requer pelo menos um dos quatro elementos abaixo:
- Elevação: são momentos de felicidade que transcendem o curso normal dos acontecimentos por meio dos prazeres sensoriais e da surpresa.
- Orgulho: são momentos que nos capturam no nosso melhor; sejam momentos de conquistas ou momentos de coragem.
- Insight: são momentos de descoberta; eles mudam nossa compreensão de nós mesmos sobre o mundo e nos dão um momento de clareza.
- Conexão: são momentos de natureza social, como em casamentos, quando nos identificamos com um determinado sentimento evocado por outros.
Importância da regra Pico-Fim
A regra Pico-Fim é útil para o nosso cérebro pois é a partir dela que se consegue armazenar parte das informações que ocorreram em um determinado evento.
Estudos sugerem que a regra Pico-Fim nos permite maximizar nossa capacidade cerebral e conservar energia cognitiva.
Ajuda-nos a evitar gastar a capacidade do cérebro com memórias irrelevantes e desnecessárias.
Entretanto, essa regra nos induz a algumas avaliações enviesadas, visto que a regra Pico-Fim contribui para que várias outras informações sejam negligenciadas.
Além disso, as descobertas que apóiam a teoria do Pico-Fim sugerem que uma pequena melhoria perto do final de uma experiência pode mudar radicalmente a percepção do evento.
Experimentos sobre a Regra Pico-Fim
A regra de pico-fim é baseada em pesquisas conduzidas por Daniel Kahneman e Barbara Frederickson.
Seu estudo de 1993 descobriu que a memória humana raramente é um registro perfeitamente preciso de eventos.
A equipe de pesquisa pediu aos participantes do estudo que suportassem uma condição experimental desconfortável, mas não perigosa:
- Os participantes do estudo deveriam colocar as mãos em uma banheira com água fria.
A partir dessa experiência, uma série de testes curtos foi conduzida.
Neste teste os participantes mudaram qual mão foi submersa entre as tentativas e alternaram a condição inicial.
Ao todo, o experimento consistiu em três rodadas:
- Rodada 1: 60 segundos a 14 graus Celsius
- Rodada 2: 60 segundos a 14 graus Celsius seguidos por 30 segundos a 15 graus Celsius
- Rodada 3: opção de escolher entre repetir a Rodada 1 ou Rodada 2
A escolha mais lógica teria sido repetir a Rodada 1.
A água ainda está desagradavelmente fria a 15 graus Celsius, então seria racional escolher 60 segundos de desconforto em vez de 90 segundos.
Acontece que os 30 segundos finais um pouco menos desconfortáveis do experimento mudaram a forma como as pessoas percebiam a totalidade da Rodada 2.
Como resultado, ocorreu que 80% dos participantes do estudo preferiram a Rodada 2 e optaram por repetir essa condição no teste final.
Ou seja, uma pequena melhora perto do final de uma experiência mudou radicalmente a percepção das pessoas sobre aquele evento.