A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou nesta sexta-feira (5) que abriu um processo para investigar uso indevido de informação privilegiada nos negócios com ações da Petrobras (PETR4), no episódio envolvendo anúncio de troca no comando da companhia.

Carteira Recomendada? Faça um Diagnóstico Online e Receba uma Carteira Gratuita.

"O assunto objeto de seu questionamento está sendo analisado no processo administrativo CVM 19957.001646/2021-76", respondeu a autarquia em comunicado, acrescentando que não comenta casos específicos.

Entre o fechamento da sessão do dia 18 de fevereiro, antes de o presidente Jair Bolsonaro indicar que nomearia um sucessor para o atual presidente-executivo da estatal, e do dia 22, quando o governo já havia oficializado a indicação do sucessor, a ação preferencial da companhia, PETR4, desabou 26,7%.

Nos dias seguintes, o papel recuperou-se parcialmente.

A investigação sobre uso de informação privilegiada, conhecida no jargão do mercado financeiro como insider trading, busca a determinar se algum investidor valeu-se dessa condição para negociar e ter lucro no mercado de ações.

A CVM já abriu seis processos para investigar diferentes assuntos ligados ao episódio, entre eles o motivo de a empresa não ter divulgado fato relevante previamente sobre o assunto.

A reclamação de investidor de ingerência do acionista controlador e não submissão prévia da proposta do governo ao conselho de administração da empresa.

A associação que representa investidores minoritários Abradin informou na quarta-feira (3) apresentação à CVM de uma representação pedindo a investigação de um operador que teria feito movimentação suspeita com ações PETR4 no mercado de capitais.

A operação, segundo o presidente da Associação Brasileira de Investidores, teria ocorrido entre uma reunião em Brasília em que se teria definido a saída do presidente da Petrobras e a indicação do general Joaquim Silva e Luna para assumir o comando da companhia.

Viver de Renda do Mercado Financeiro? Veja a Melhor Ação para Receber Dividendos.

Resultado da Petrobras no Quarto Trimestre de 2020

O resultado da Petrobras (PETR4) no quarto trimestre de 2020 (4t20), divulgado no dia 24 de fevereiro, apresentou um lucro líquido de R$ 59,9 bilhões, alta de 634,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Ebitda ajustado da Petrobras atingiu R$ 47,0 bilhões no 4t20, apresentando crescimento de 28,8% na comparação com o 4t19.

A margem Ebitda ajustada da Petrobras totalizou 63% no 4t20, apresentando crescimento de 18 pontos percentuais na comparação com o 4t19. 

A Margem líquida da Petrobras atingiu 79,9% no 4t20, apresentando crescimento de 69,9 pontos percentuais na comparação com o 4t19.

As ações da Petrobras (PETR4) acumulam queda de 2,46% na bolsa de valores nos últimos 7 dias e queda de 15,88% nos últimos 12 meses.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Fonte: Reuters